Ouvindo...

Entenda por que decisão valendo vaga na Série C envolve Coreia do Sul e Alemanha

Equipes se enfrentam pelas quartas de final da Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro

Times do Cianorte e do Barra comemorando classificações para as quartas de final da Série D

Cianorte-PR e Barra-SC se enfrentarão nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro e quem passar garante o acesso à Série C. O confronto carrega um enfrentamento de investimentos estrangeiros envolvendo a Coreia do Sul e a Alemanha.

O Barra é de Balneário Camboriú e tem um CT em Itajá, em Santa Catarina. O clube faz parte da SAP, empresa alemã de tecnologia, que investe no Hoffenheim, da Alemanha.

A parceria com o Hoffenheim viabilizou a construção de um novo estádio com capacidade para 5.500 espectadores, além de um moderno centro de treinamento para o Barra. O local oferece estrutura completa de hospedagem para até 120 atletas, incluindo um centro de performance equipado com:

  • Sala de crioterapia
  • Academia
  • Área de nutrição
  • Setor de fisioterapia
  • Refeitório
  • Salão de jogos

O complexo também conta com cinco campos de treinamento – sendo dois de grama sintética e dois de grama natural.

O Cianorte, por sua vez, existe desde 2002 e virou SAF em fevereiro do ano passado, vendendo as ações para a holding Bright I, empresa gerida por um grupo de coreanos.

O ex-jogador Bruno Martins assumiu o papel de consultor do Cianorte, atuando como intermediário nas relações com os sul-coreanos. A presidência do clube segue com Gustavo Carmo, que já fazia parte da gestão antes da transformação em SAF.

O centro de treinamento do Cianorte está em obras, mas é utilizado. Houve mudanças nos vestiários e na academia, além da inauguração de piscinas e de três campos. A expectativa é que, no ano que vem, haja alojamentos novos destinados às categorias de base.

O principal problema do Cianorte é quanto ao estádio. Jogou a Série D no Estádio Municipal Albino Turbay, mas não conseguiu liberação para utilizá-lo no jogo contra o Barra. Portanto, terá que jogar no Maringá.

Leia também

Cianorte e Barra na Série D

O Cianorte terminou a fase classificatória da Série D na segunda posição do Grupo G, com 22 pontos conquistados em 14 jogos. O time bateu Joinville-SC e Mixto-MT nas fases mata-mata.

Já o Barra liderou o Grupo H, com 26 pontos conquistados em 14 partidas. Superou Cascavel-PR e Ceilândia-DF nas fases seguintes.

O jogo de ida entre Cianorte e Barra será no próximo domingo (31), às 15h (horário de Brasília), no Estádio Willie Davids, em Maringá.

A partida de volta será no dia 6, às 16h (horário de Brasília), na Arena Barra Futebol Clube, em Itajaí.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.