A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (26), a criação conjunta do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF) e da Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol (ANRESF).
A ANRESF é, de acordo com a entidade, um órgão independente e responsável por monitorar, fiscalizar, julgar e aplicar sanções do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF). Será composta por sete integrantes que cumpriram o pré-requisito de ter reputação ilibada e notório saber econômico-financeiro ou jurídico. Veja os membros ao fim da matéria.
Para os clubes, a ANRESF terá a responsabilidade de avaliar, julgar, negociar acordos e aplicar sanções que incluem advertência pública, multa, retenção de receitas, Transfer ban, dedução de pontos, rebaixamento, não concessão ou cassação da licença e possibilidade de Acordo de Ajustamento de Conduta (AAC).
Já para as pessoas físicas, as sanções podem ser de advertência, multa, suspensão, proibição de exercer cargos e banimento. Os integrantes, nomeados pela CBF, que terão mandato de quatro anos.
Membros da ANRESF, agência reguladora do Fair Play Financeiro criada pela CBF
- Caio Cordeiro de Resende;
- Cesar Grafietti;
- Marcelo Doval Mendes;
- Pedro Henrique Martins de Araújo Filho;
- Vantuil Gonçalves Junior;
- Igor Mauler Santiago;
- José Fausto Moreira Filho