Uma das grandes novidades do futebol brasileiro para a próxima temporada é a criação da Copa Sul-Sudeste. O torneio, idealizado pela CBF, reunirá 12 times entre os estados do sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e do sudeste do país (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro), com exceção do Espírito Santo.
Em 2026, a competição será disputada entre os dias 25 de março e 7 de junho, com um total de 42 partidas a serem jogadas. Os times classificados para os torneios continentais, a Libertadores e a Sul-Americana, não poderão participar do interestadual.
Quem erguer a Taça da Copa Sul-Sudeste garante classificação para a terceira fase da Copa do Brasil no ano seguinte.
Critérios de classificação e formato
O primeiro critério de classificação para a Copa Sul-Sudeste será através do resultado dos campeonatos estaduais 2025. No geral, serão seis vagas distribuídas desta forma. Assim, os estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul darão uma vaga para o torneio.
O segundo critério de classificação, que distribuirá as seis vagas restantes, será a partir dos campeonatos estaduais 2025 ou campeões dos chamados “torneios seletivos de 2025”.
A Copa Sul-Sudeste será disputada da seguinte forma:
- Fase de grupos: Dois grupos de seis clubes em turno único fora do grupo (grupo A enfrenta grupo B);
- Semifinais: os dois mais bem classificados de cada grupo se enfrentam em partidas de ida e volta;
- Finais: jogos de ida e volta entre os classificados das semifinais.
Times classificados para a Copa Sul-Sudeste em 2026:
- São Bernardo
- Novorizontino
- Sampaio Corrêa-RJ
- Volta Redonda
- América
- Tombense
- Internacional
- Juventude
- Cianorte
- Operário-PR
- Avaí
- Chapecoense