Com um a mais por quase 40 minutos de jogo, o América empatou com o Vila Nova nesta quarta-feira (8). O jogo terminou em 1 a 1 no estádio Independência, em Belo Horizonte, e foi válido pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. João Vieira fez o gol do Tigre goiano, enquanto Felipe Amaral foi às redes para o Coelho.
Com o resultado, o América foi a 37 pontos, e ficou na 14ª posição da tabela. Já o Vila Nova foi a 40, na 12ª.
Os gols
João Vieira tirou o zero do placar, ao converter pênalti aos 34 minutos da primeira etapa.
O América empatou com Felipe Amaral, aos cinco minutos da etapa final, de fora da área.
Próximos jogos
Pela 32ª rodada, o América enfrentará o Criciúma, no próximo domingo (12), às 18h30 (de Brasília), no estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina.
Já o Vila Nova volta a campo para enfrentar o Amazonas, no mesmo dia e horário, no estádio OBA, em Goiânia.
O jogo
Primeiro tempo
Após alguns minutos iniciais de confusão, o América tomou as rédeas da partida ainda na primeira metade do primeiro tempo. Com boa saída de bola desde os zagueiros, a equipe mandante criou as primeiras grandes oportunidades do jogo. Aos 14 minutos, Arthur Sousa assustou com um chute perigoso.
Contudo, do meio para o fim da etapa inicial, o Vila Nova equilibrou as ações e passou a conter as investidas do Coelho. Em uma escapada aos 30 minutos, Claudinho foi lançado às costas da defesa americana e acabou derrubado por Gustavo ao tentar o drible. Após revisão no VAR, o árbitro Léo Simão Holanda marcou pênalti para o Vila Nova.
João Vieira cobrou e abriu o placar no Independência: 1 a 0 para o Tigre goiano.
Os jogadores do América protestaram bastante contra a decisão e chegaram a pedir dois pênaltis em lances duvidosos na área do Tigrão, mas o árbitro mandou seguir. O placar permaneceu inalterado até o intervalo.
Segundo tempo
Em busca da reação, o América começou o segundo tempo com muita intensidade. Foi então que aos cinco minutos do segundo tempo, Felipe Amaral acertou um chutaço do meio da rua e empatou a partida: 1 a 1.
O volume de jogo do Coelho gerou a expulsão de Wallison Maia, do Vila Nova, aos 15 minutos do segundo tempo.
A partir daí, foi pressão americana. Com um a mais, o time treinado por Alberto Valentim abusou da amplitude para gerar chances de gols através de ultrapassagens e cruzamentos.
No entanto, o Vila Nova se segurou. Ciente de sua condição com um a menos, a equipe goiana baixou as linhas e passou a cair em campo, para esfriar os ataques do Coelho.
Na reta final, o América teve a melhor chance da virada. Stênio chutou de fora da área, a bola desviou em um defensor e pegou no travessão do Vila.
América 1 x 1 Vila Nova
América
Gustavo; Maguinho (Jhosefer) Ricardo Silva, Lucão, Paulinho; Felipe Amaral (Miqueias), Kauã Diniz, Yago Souza (Titi Ortiz); Fabinho (Stênio), Arthur e Willian (Rafa Silva). Técnico: Alberto Valentim.
Vila Nova
Halls; Pedro Romano, Tiago Pagnussat, Walisson Maia e Willian Formiga; Ralf (Thalys), Igor Henrique (Jean Mota) e João Vieira; Júnior Todinho, Guilherme Parede (Bruno Xavier) e Gabriel Poveda. Técnico: Umberto Louzer.
Gols
Felipe Amaral (5min2ºT), do América
Gabriel Poveda (34min1ºT), do Vila Nova
Cartões amarelos
Yago Souza e Kauã Diniz (América); Pedro Romano, e Igor Henrique (Vila Nova)
Cartão vermelho
Wallison Maia, do Vila Nova
- Motivo: 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
- Data: 8 de outubro de 2025 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
- Árbitro: Léo Simão Holanda (CE)
- Assistente 1: Anderson da Silva Rodrigues (CE)
- Assistente 2: Yuri Rodrigues Cunha (CE)
- Quarto árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva (MG)
- VAR: Braulio da Silva Machado (SC)