41 torcedores do Corinthians foram detidos na noite dessa quarta-feira (16), na Arena Castelão, após a partida contra o Ceará, válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O grupo foi levado ao departamento da Polícia Civil do estádio pelo uso de sinalizadores, rojões e, segundo o Vozão, ‘atos que colocaram em risco a segurança no estádio’.
Após o episódio, o Ceará emitiu nota oficial repudiando os acontecimentos e cobrando medidas punitivas tanto contra os envolvidos quanto contra o clube paulista. A situação aconteceu na etapa final do segundo tempo do jogo.
Além disso, o Vozão lamentou a atitude dos torcedores visitantes e reforçou que o comportamento colocou em risco a segurança dos presentes, manchando a imagem do espetáculo esportivo.
Já a Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, repudiou a ação da Polícia, destacando que o uso de sinalizadores foi apenas um protesto simbólico contra os caros ingressos para os visitantes na partida.
Leia a nota oficial do Ceará, na íntegra
O Ceará Sporting Club vem a público se manifestar oficialmente sobre os lamentáveis episódios ocorridos na noite dessa quarta-feira, 16 de julho de 2025, durante a partida contra o Sport Club Corinthians Paulista, na Arena Castelão, válida pelo Campeonato Brasileiro.
Durante o decorrer do jogo, torcedores adversários protagonizaram um episódio de grande desordem, com uso de sinalizadores, rojões e outras ações de baderna, colocando em risco a segurança de todos os presentes e manchando a imagem do espetáculo esportivo.
Imediatamente após os fatos, o Ceará esteve representado por seu Departamento Jurídico, na pessoa de seu diretor Fred Bandeira, e juntamente com a equipe de operação de jogos se dirigiram às autoridades competentes, tanto na Delegacia de Polícia quanto no Juizado Especial, com o objetivo de garantir que os responsáveis fossem devidamente identificados e responsabilizados.
Como resultado, 41 torcedores foram detidos e responderão judicialmente pelas suas condutas, conforme previsto na legislação vigente. Ressaltamos que o clube seguirá acompanhando os desdobramentos do caso e oferecendo total apoio às autoridades no que for necessário.
Além disso, o Ceará Sporting Club entende que os atos praticados devem ter consequências não apenas individuais, mas também institucionais. Por isso, solicitará formalmente à Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que avalie eventuais responsabilidades do Sport Club Corinthians Paulista e da equipe de arbitragem, cujas ações (ou omissões) também devem ser objeto de análise à luz do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
Reafirmamos nosso compromisso com a paz e ordem nos estádios, com o entendimento de que o futebol precisa ser espaço de convivência familiar e com o cumprimento irrestrito da lei e da justiça.
Leia a manifestação da Gaviões da Fiel
PIROTECNIA NÃO É CRIME
Após a partida de ontem, cerca de 30 torcedores do Corinthians foram detidos e encaminhados ao DP da Arena Castelão pelo uso de sinalizadores dentro do estádio.
Todos foram autuados e liberados por volta das 3h da manhã.
O Gaviões da Fiel Torcida reafirma seu compromisso com a defesa incondicional da nossa torcida. Não é de hoje que somos — junto às demais organizadas do Corinthians — os únicos que enfrentam o sistema de frente.
O uso de sinalizadores é um ato simbólico, um protesto pacífico contra os preços abusivos dos ingressos.
Cobrar R$ 275,00 para assistir a um jogo é um roubo descarado. Futebol é do povo.
Seguiremos firmes na luta pela festa nas arquibancadas. Não nos curvaremos diante de um sistema que criminaliza a festa na arquibancada e persegue quem faz o espetáculo acontecer.
Somos e sempre seremos a resistência.
Contra o futebol moderno.
Pela liberdade de torcer.
Nós somos os Gaviões da Fiel!
Jogo ‘morno’ dentro de campo
Tecnicamente, a partida deixou a desejar. Com propostas distintas, nenhuma das equipes conseguia levar perigo ao gol adversário até que, na segunda etapa, Talles Magno completou cruzamento de Carrillo e garantiu o triunfo dos visitantes.
Com a vitória, o Corinthians subiu para a 9ª colocação do Brasileirão, com 19 pontos. O Vozão, por sua vez, caiu para o 10º lugar, com 18.
O Corinthians volta a campo neste sábado (19), quando enfrenta o São Paulo, no Morumbis, pela 15ª rodada. Já o Ceará encara o Internacional no domingo (20), em Porto Alegre.