O
Cuiabano abriu o placar no primeiro tempo, protagonizando a ‘Lei do ex’. O lateral-esquerdo foi revelado pelo Tricolor gaúcho. Artur ampliou e Marçal garantiu o êxito dos mandantes. André Henrique e Carlos Vinicius fizeram os gols dos visitantes.
O Glorioso permanece na 5ª posição e soma 58 pontos. Já o Imortal fica em 12º lugar, com 43.
O próximo compromisso do Botafogo será contra o Corinthians, no domingo (30), às 16h (de Brasília). A partida será realizada na Neo Quimica Arena, em São Paulo. O Grêmio recebe o Palmeiras na terça-feira (25), às 21h30 (de Brasília), na Arena, em Porto Alegre.
Botafogo faz dois gols no início do 1º tempo
O Botafogo praticamente sacramentou a vitória na primeira metade da etapa inicial. Aos 14’, Cuiabano aplicou a ‘Lei do ex’ e abriu o placar contra o Grêmio. O lateral-esquerdo pegou a sobra após defesa de Tiago Volpi em chute de Savarino.
Logo depois, aos 18’, Arthur ampliou. O atacante recebeu um belo passe de três dedos de Danilo, pegou a bola, driblou Gustavo Martins e finalizou com êxito.
Grêmio desconta no começo do 2º tempo
O atacante André Henrique descontou para o Grêmio aos 3 minutos da etapa complementar. O atacante marcou o gol de cabeça, após cruzamento de Pavón, que entrou após o intervalo.
Cuéllar quase empatou aos 13'. Marlon tocou para o volante que, de fora da área, obrigou Léo Linck a se esticar para espalmar a bola.
Pênalti anulado
Aos 15', Savarino caiu dentro da área após choque com Marcos Rocha. O árbitro marcou pênalti a favor do Botafogo. O VAR foi acionado e, depois de análise, anulou a decisão.
O Glorioso voltou a assustar aos 36', com Cuiabano. O ex-Tricolor ficou na cara do gol e, à queima-roupa, fez Volpi trabalhar.
Botafogo amplia
Com 37 minutos do segundo tempo, Marçal garantiu o terceiro gol do Botafogo na partida. O lateral-esquerdo, que saiu do banco de reservas, cabeceou para o fundo da rede gremista e garantiu o time carioca na zona de classificação à Libertadores.
Carlos Vinicius entra e faz segundo gol do Grêmio
Carlos Vinicius foi preservado e ficou no banco de reservas, mas entrou no segundo tempo para tentar resolver os problemas ofensivos do Grêmio. O atacante recebeu um cruzamento rasteiro de Pavón, aos 44', e diminuiu outra vez para os visitantes.
O artilheiro tricolor teve a oportunidade no último minuto de ampliar, mas finalizou pela linha de fundo. Final de jogo, vitória do Botafogo sobre o Grêmio.
Botafogo 3 x 2 Grêmio
Botafogo
Léo Linck; Vitinho, David Ricardo, Barboza e Cuiabano; Danilo, Marlon Freitas e Savarino (Montoro); Artur (Marçal), Joaquín Correa (Barrera) e Kadir (Arthur Cabral). Técnico: Davide Ancelotti.
Grêmio
Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Noriega (Viery) e Marlon; Dodi, Cuéllar e Edenilson (Aravena); Alysson Edward (Pavón), Lucas Esteves (Cristaldo) e André Henrique (Carlos Vinicius). Técnico: Mano Menezes.
Motivo: Jogo da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 22 de novembro de 2025, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Daniella Coutinho Pinto (BA) e Celso Luiz da Silva (MG)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gols: Cuiabano, Artur, Marçal (Botafogo); André Henrique, Carlos Vinicius (Grêmio)
Cartões amarelos: Vitinho (Botafogo); Erick Noriega, Dodi, Marlon, Gustavo Martins (Grêmio)
Público: 16.755 torcedores
Renda: R$ 550.830,00