Ouvindo...

Após polêmicas, CBF afasta árbitros de dois jogos da Série A; veja quais

Comissão de Arbitragem informa que juízes passarão por treinamento para aperfeiçoar trabalho

Ramon Abatti Abel, árbitro de São Paulo 2 x 3 Palmeiras, pela Série A

Ao fim de uma 27ª rodada cheia de polêmicas na Série A do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na noite deste domingo (5) o afastamento de quatro árbitros que protagonizaram lances polêmicos.

Os juízes e VAR de São Paulo x Palmeiras, e de Bragantino x Grêmio passarão por treinamento de aperfeiçoamento.

Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva foram os responsáveis pelo apito do Choque-Rei, no Morumbis, em São Paulo. A principal polêmica no clássico foi um pênalti não marcado para o Tricolor, por falta de Allan em Tapia.

Abatti Abel não marcou e o VAR não indicou revisão do lance. Após o jogo, o São Paulo emitiu uma forte nota oficial protestando contra a arbitragem da derrota de 3 a 2 para o Verdão.

Arbitragem de Bragantino x Grêmio também é afastada

Grêmio ficou na bronca contra a arbitragem após a derrota para o RB Bragantino

Já em Bragança Paulista, Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues Castro Junior atuaram na vitória do Bragantino sobre o Grêmio, por 1 a 0. O time paulista venceu graças a um pênalti polêmico nos acréscimos do segundo tempo (veja a análise do VAR aqui).

Antes, também, Kannemann já havia sido expulso para a revolta dos gremistas. A atuação dos árbitros gerou um longo desabafo de Marlon, lateral do Grêmio, que pediu a profissionalização dos juízes do futebol brasileiro.

Leia também

Veja, na íntegra, a nota oficial da CBF sobre o afastamento dos árbitros:

“A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades”.

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.