O treinador Pep Guardiola anunciou que fará uma pausa na carreira. O técnico do
“Eu sei que depois dessa fase com o City eu vou parar, isso é certo, está decidido, mais que decidido”, disse Guardiola à revista GQ, da Espanha.
“Não sei quanto tempo vou ficar, um ano, dois anos, três anos, cinco, dez, quinze, não sei. Mas vou parar depois dessa fase com o City, porque preciso parar e focar em mim, no meu corpo”, completou.
O espanhol disse, ainda, que se inspirou em um ensinamento do avô para tomar a decisão.
“Eu quero fazer isso, apenas ficar parado e observar as vacas passarem quando o trem passar. Meu avô costumava dizer: olhe para mim como as vacas olham para um trem que passa. Bom, é isso, você tem que parar e observar”, explicou.
“Eu nunca pensei que eu seria treinador, que eu iria para a Alemanha para treinar, para a Inglaterra, e seria o treinador do Barcelona, nem que eu jogaria pelo Barcelona. Achamos que estamos no controle, mas não, alguma coisa vai acontecer que vai colocar algo na minha frente e eu vou dizer: ah, eu quero fazer isso ou não? E se não, bem, eu vou me encontrar. E eu acho que meu plano agora é esse, parar, parar... E então veremos”, disse Pep.
Pep Guardiola
Pep Guardiola iniciou sua carreira de treinador comandando o Barcelona B, em 2007. A partir da temporada 2008/2009 assumiu a equipe principal do Barça e tornou-se o maior treinador estreante de todos os tempos, com as conquistas da La Liga, da Copa do Rei, da Champions League, da Supercopa da Espanha, da Supercopa da UEFA e do Mundial de Clubes da FIFA na mesma temporada.
Ele deixou o Barcelona em abril de 2012, depois da eliminação para o Chelsea na Liga dos Campeões.
Em abril de 2012, foi anunciado como treinador do Bayern de Munique para a temporada 2013/2014. Pelo clube alemão, conquistou três vezes a Bundesliga, duas vezes a Copa da Alemanha, uma vez a Supercopa da Uefa e uma vez o Mundial de Clubes da Fifa.
Guardiola deixou o comando do Bayern ao final da temporada 2015/2016.
Já na temporada 2016/2017, Guardiola assumiu o comando do Manchester City, onde está até os dias de hoje. Pelo clube inglês foram seis títulos de Premier League em nove temporadas, quatro Copas da Liga Inglesa, três Supercopa da Inglaterra, duas Copas da Inglaterra, uma Champions League, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes.
Temporada Ruim
O Manchester City não teve a melhor das temporadas em 2024/2025. A equipe terminou a Premier League em terceiro lugar, com uma distância de 13 pontos para o líder Liverpool.
Na Champions League, foi eliminado pelo Real Madrid nos playoffs da competição e não chegou à fase mata-mata. Na Copa da Inglaterra, perdeu a final para o Crystal Palace e, na Copa da Liga Inglesa, acabou eliminado na quarta rodada para o Tottenham.
No Mundial de Clubes da Fifa, foi eliminado para o Al-Hilal, nas oitavas de final.
Entretanto, na entrevista para a GQ, Guardiola não avaliou a temporada como ruim.
“Não é como se este ano tivesse sido ruim. Na Premier League, quando você está indo mal, quando você está indo muito mal, você termina em décimo segundo ou décimo terceiro’, disse.
“Olha, uma coisa sobre esporte é que você não pode sempre vencer todas as competições que participa. Você sabe por quê? Porque é impossível. Impossível. Então você perde às vezes, bem, sim, faz parte do esporte”, avaliou.
“Como parte do esporte, parte do processo é pensar que os outros também são bons, que eles também fazem bem, que eles também se preparam, que eles também têm pessoas para fazer bem. Ah, este ano, se desistirmos, eu te digo, seremos décimo segundo, e não vamos desistir. Fomos muito mal, muito mal, mas estávamos lá, estávamos lá… E no final terminamos em terceiro, o que na Premier League, posso dizer, não é ruim”, completou.