A
Alguns jogadores se colocaram contra a iniciativa. Entre os atletas, De Jong, do Barcelona, e Thibaut Courtois, do Real Madrid, foram alguns dos que se manifestaram publicamente contra a iniciativa.
Por isso, o promotor do jogo decidiu cancelar a realização do jogo.
Nesse sentido, na nota oficial de La Liga, a entidade afirma:
“A LALIGA lamenta profundamente que este projeto, que representava uma oportunidade histórica e sem precedentes para a expansão internacional do futebol espanhol, não possa seguir adiante. A realização de uma partida oficial fora das nossas fronteiras teria sido um passo decisivo no crescimento global da competição, fortalecendo a presença internacional dos clubes, o posicionamento dos jogadores e a visibilidade do futebol espanhol em um mercado estratégico como os EstadosUnidos”, diz a nota.
Veja na íntegra:
“A LALIGA informa que, após conversas com o promotor da partida oficial da LALIGA em Miami, foi tomada a decisão de cancelar a organização do evento devido à incerteza que surgiu na Espanha nas últimas semanas.
A LALIGA lamenta profundamente que este projeto, que representava uma oportunidade histórica e sem precedentes para a expansão internacional do futebol espanhol, não possa seguir adiante. A realização de uma partida oficial fora das nossas fronteiras teria sido um passo decisivo no crescimento global da competição,fortalecendo a presença internacional dos clubes, o posicionamento dos jogadores e a visibilidade do futebol espanhol em um mercado estratégico como os Estados Unidos.
O projeto cumpria integralmente todas as normas federativas e não comprometia a integridade da competição, conforme confirmado pelas instituições competentes responsáveis por garantir o seu cumprimento, que se opuseram por outros motivos.
Em um cenário global cada vez mais competitivo, onde ligas como a Premier League ou competições como a UEFA Champions League continuam expandindo seu alcance e capacidade de geração de receitas, iniciativas como esta são essenciais para garantir a sustentabilidade e o crescimento do futebol espanhol.
Abrir mão de oportunidades desse tipo dificulta a geração de novas receitas, limita a capacidade de investimento e competitividade dos clubes e reduz a projeção internacional de todo o ecossistema do futebol espanhol.
Por fim, queremos agradecer aos clubes pela disposição e colaboração com este projeto, bem como pelo seu contínuo compromisso com o crescimento da competição. A LALIGA seguirá trabalhando, como sempre, para levar o futebol espanhol a todos os cantos do mundo, promovendo uma visão aberta, moderna e competitiva que beneficie clubes, jogadores e torcedores.