Ouvindo...

Barcelona prepara ‘plano B’ caso não possa atuar no Camp Nou na Champions League

Clube espanhol estuda alternativas para fase de liga da competição continental

Camp Nou, estádio do Barcelona, em reforma

O Barcelona corre contra o tempo para que o Camp Nou possa receber partidas da fase de liga da Champions League. A reinauguração do estádio estava prevista para 10 de agosto, no Troféu Joan Gamper, mas não ocorreu. O novo prazo é para setembro, porém, temendo um novo atraso, a diretoria blaugrana se movimenta nos bastidores por um “plano B”.

De acordo com o site Mundo Deportivo, o time está negociando um acordo válido até o final de fevereiro para utilizar o Estádio Olímpico Lluís Companys, que já vinha sendo a casa do Barcelona nas últimas temporadas, em meio às obras do Camp Nou.

Para enviar os jogos da primeira fase da Liga dos Campeões no Camp Nou, o clube precisa apresentar o certificado final de construção à prefeitura antes do sorteio que definirão os confrontos, marcado para o dia 28 de agosto. A pressa se deve ao regulamento da Uefa, que não permite que uma equipe mande seus jogos em mais de um estádio no mesmo estágio do campeonato.

No Campeonato Espanhol, o cenário é diferente

A regra da Champions League não é a mesma do Campeonato Espanhol, o que possibilita que o Barcelona jogue em múltiplos estádios. A realização da partida do próximo dia 14 de setembro, contra o Valencia, no Camp Nou, é considerada possível pela alta cúpula do clube. Resta saber se os culés receberão o aval das autoridades para que o estádio, mesmo em obras, possa receber público.

O esforço para o Barcelona enfrentar o Valencia no Camp Nou, com ou sem torcida, acontece pelo fato de o Estádio Olímpico, “plano B” do Barça, ser o palco do show do cantor Post Malone dois dias antes.

Caso não haja a possibilidade de jogar no Camp Nou sem público, o Barcelona terá de procurar outro estádio para a rodada em questão. A previsão inicial para a reinauguração do estádio era novembro de 2024, mas, desde então, a data já foi adiada diversas vezes.

Os culés estrearam no Campeonato Espanhol no último sábado, com vitória sobre o Mallorca, por 3 a 0, fora de casa. Neste próximo sábado (23), o time viaja para enfrentar o Levante, às 14h30 (de Brasília).

Parecer de órgão fiscalizador atrasa retorno ao Camp Nou

O Barcelona vive momento de indefinição no início da temporada 2025/2026. O retorno do clube ao Camp Nou pode ser adiado após a não obtenção, junto à Prefeitura de Barcelona, das licenças para a reinauguração do estádio. O Camp Nou passa por reforma há dois anos.

Segundo a Rádio RAC 1, da Espanha, a ECA (Entidade Controladora de Administração da Espanha), órgão fiscalizador, encontrou mais de 200 deficiências na primeira fase de obras do estádio. Com isso, o Barcelona pode não ter o estádio disponível para a partida com o Valencia, pela quarta rodada do Espanhol.

Vale destacar que o clube solicitou à LaLiga que as três primeiras partidas da equipe na competição fossem disputadas fora de seus domínios. A solicitação foi acatada pela organização. No entanto, para o duelo com o Valencia, as coisas podem mudar. A partida está marcada para o dia 14 de setembro deste ano.

O Barcelona, que esperava ter a liberação do estádio para, no mínimo, 27 mil pessoas, pode ter que atuar em outro lugar caso as deficiências encontradas pelo ECA não sejam solucionadas a tempo.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.