O técnico argentino Antonio ‘Turco’ Mohamed segue fazendo história no futebol mexicano. Comandando o Toluca, o ex-treinador do
A vitória confirmou a fase dominante do Toluca sob o comando de Mohamed e marcou a segunda final vencida pelo clube diante do América na temporada 2024/25.
Anteriormente, com o título do Clausura, Mohamed já havia feito história no futebol mexicano, quando se tornou o terceiro treinador a ganhar títulos com quatro equipes diferentes no México, O Turco foi campeão pelo Tijuana (2012), América (2014), Monterrey (2019) e, agora, pelo Toluca.
Com o título, o Toluca agora terá o Los Angeles Galaxy, da MLS, pela frente. As equipes se enfrentarão pela Champions Cup, que reúne os campeões dos Estados Unidos e do México, no dia 1º de outubro, às 22h30 (de Brasília), mais uma vez no Dignity Health Sports Park.
Como foi a partida
Apesar de sair atrás no placar logo no primeiro minuto, com gol de Alejandro Zendejas, o Toluca reagiu com autoridade. Franco Romero empatou aos 13, Bruno Méndez virou nos acréscimos da primeira etapa e Paulinho fechou o placar no segundo tempo.
O terceiro gol, validado após checagem no VAR, consolidou a superioridade da equipe dos Diablos Rojos. No fim, o América ainda teve o zagueiro Igor Lichnovsky expulso por uma entrada dura no brasileiro Helinho.
Carrasco do América
Com o novo título, Mohamed chegou à terceira final vencida contra o América. A primeira havia sido em 2019, quando dirigia o Monterrey. “Ganhar do América sempre valoriza ainda mais, sabemos que é o maior do México”, afirmou o argentino após a partida.
Em entrevista coletiva, Mohamed elogiou a postura de seus jogadores, especialmente pela capacidade de reação mesmo após sair atrás no marcador. “Confiava que a equipe não iria se render. Estão crescendo nesse aspecto, sabendo lidar com momentos difíceis”, declarou.
O técnico também reconheceu que o grupo precisa corrigir falhas, já que foi o terceiro jogo consecutivo em que o Toluca começou perdendo.
‘Volta por cima’ do Toluca
A conquista marca a volta por cima do Toluca no cenário nacional, quebrando um jejum de 15 anos sem títulos da Liga MX em maio e, agora, encerrando um intervalo de 19 anos sem levantar o troféu de Campeón de Campeones. Para Mohamed, o sucesso recente reforça que sua equipe está 'à altura dos grandes desafios’.
Turco no Atlético
Turco Mohammed foi treinador do Atlético entre janeiro e julho de 2022. Ele esteve no comando em 45 partidas, tendo 27 vitórias, 13 empates e cinco derrotas.
Antes de ser demitido pela diretoria, ele deixou a equipe no G-4 do Campeonato Brasileiro daquele ano. Ele foi demitido após uma sequência negativa que envolveu a eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil, acabou não resistindo