A final da Copa Sul-Americana de 2025, que será disputada entre Atlético e Lanús, conta com algumas coincidências envolvendo dois ícones do futebol: Diego Armando Maradona e Ronaldinho Gaúcho.
Atlético e Lanús se enfrentarão em jogo único que será disputado no dia 22 de novembro, em Assunção, no Paraguai. O palco da decisão será o estádio Defensores del Chaco, onde o Alvonegro disputou o jogo de ida da final da Copa Libertadores de 2013, contra o Olimpia. O 
Além da carga esportiva, a data da final também tem um forte simbolismo histórico. O dia 22 de novembro de 2025 marca o aniversário de 65 anos de Diego Armando Maradona, nascido justamente em Lanús, cidade que dá nome ao clube argentino finalista.
O ídolo argentino também tem uma conexão especial com o outro finalista. Em 2004, durante uma entrevista à revista Sport, de Catalunha, Maradona declarou que Ronaldinho Gaúcho, maior ídolo da história recente do Atlético, era seu sucessor no futebol mundial.
“Ronaldinho Gaúcho é meu sucessor. É um verdadeiro espetáculo vê-lo jogar. Ele é um jogador único que está um degrau acima dos demais. Em cada ação, ele transmite a paixão que sente pelo futebol”, disse Maradona na ocasião.
Na época, Ronaldinho tinha acabado de ganhar o prêmio de Melhor Jogador do Mundo da Fifa, no ano de 2004, e o Barcelona vivia uma fase de renascimento com o brasileiro como protagonista.
Relação entre Ronaldinho Gaúcho e Diego Maradona
Ronaldinho sempre demonstrou enorme respeito e gratidão por Maradona. O brasileiro o tratava como um ídolo e uma inspiração desde a infância. Em diversas entrevistas, R10 destacou que o ícone argentino foi um dos jogadores que o ensinaram a enxergar o futebol como arte, e que o argentino simbolizava “a paixão do povo pelo jogo”.
Os dois se encontraram algumas vezes em eventos e partidas festivas. Em 2005, por exemplo, trocaram abraços e elogios em uma visita de Ronaldinho à Argentina. Maradona também o convidou para participar do programa de televisão que apresentava, La Noche del 10, no qual o brasileiro foi recebido com festa e reverência.
Durante a Copa do Mundo de 2014, Diego Maradona visitou Belo Horizonte para acompanhar o duelo entre Argentina e Irã, válido pela fase de grupos do torneio. Aproveitando a presença do ídolo argentino na capital mineira, um grupo de torcedores do Atlético conhecido como Embaixadores do Galo decidiu prestar uma homenagem especial: enviaram a Maradona uma camisa número 10 do Atlético, a mesma usada por Ronaldinho Gaúcho, ídolo máximo do clube na época.
O ex-jogador argentino faleceu em 25 de novembro de 2022, vítima de uma parada cardiorrespiratória aos 60 anos de idade. Na ocasião, Ronaldinho prestou uma homenagem nas redes sociais: “Meu ídolo, meu amigo, meu número 10. Obrigado por tudo. Descanse em paz, craque eterno”, escreveu R10 na época.
Maradona com a camisa do Atlético em 2014
Final entre Atlético e Lanús
A final será o quinto confronto entre as equipes, com vantagem absoluta para o Galo. Em quatro jogos, 
Vale destacar que todos os confrontos contra o clube argentino ocorreram em decisões continentais. Em 1997, brasileiros e argentinos disputaram a final da Copa Conmebol. Já em 2014, voltaram a se enfrentar na decisão da Recopa Sul-Americana, com vantagem para o Atlético em ambas as ocasiões.
Histórico de Atlético x Lanús
Copa Conmebol (1997)
- 05/11/1997 – Lanús 1 x 4 Atlético
- 17/11/1997 – Atlético 1 x 1 Lanús
Recopa Sul-Americana (2014)
- 16/07/2014 – Lanús 0 x 1 Atlético
- 23/07/2014 – Atlético 4 x 3 Lanús
 
                 
 
 
