Ouvindo...

Sul-Americana: Atlético x Lanús une ‘coincidências’ entre Maradona e Ronaldinho

Galo e Granate decidem competição continental em Assunção, no Paraguai

Ronaldinho, ídolo do Atlético, com Maradona

A final da Copa Sul-Americana de 2025, que será disputada entre Atlético e Lanús, conta com algumas coincidências envolvendo dois ícones do futebol: Diego Armando Maradona e Ronaldinho Gaúcho.

Atlético e Lanús se enfrentarão em jogo único que será disputado no dia 22 de novembro, em Assunção, no Paraguai. O palco da decisão será o estádio Defensores del Chaco, onde o Alvonegro disputou o jogo de ida da final da Copa Libertadores de 2013, contra o Olimpia. O Galo perdeu por 2 a 0 na ocasião.

Além da carga esportiva, a data da final também tem um forte simbolismo histórico. O dia 22 de novembro de 2025 marca o aniversário de 65 anos de Diego Armando Maradona, nascido justamente em Lanús, cidade que dá nome ao clube argentino finalista.

O ídolo argentino também tem uma conexão especial com o outro finalista. Em 2004, durante uma entrevista à revista Sport, de Catalunha, Maradona declarou que Ronaldinho Gaúcho, maior ídolo da história recente do Atlético, era seu sucessor no futebol mundial.

“Ronaldinho Gaúcho é meu sucessor. É um verdadeiro espetáculo vê-lo jogar. Ele é um jogador único que está um degrau acima dos demais. Em cada ação, ele transmite a paixão que sente pelo futebol”, disse Maradona na ocasião.

Na época, Ronaldinho tinha acabado de ganhar o prêmio de Melhor Jogador do Mundo da Fifa, no ano de 2004, e o Barcelona vivia uma fase de renascimento com o brasileiro como protagonista.

Relação entre Ronaldinho Gaúcho e Diego Maradona

Ronaldinho sempre demonstrou enorme respeito e gratidão por Maradona. O brasileiro o tratava como um ídolo e uma inspiração desde a infância. Em diversas entrevistas, R10 destacou que o ícone argentino foi um dos jogadores que o ensinaram a enxergar o futebol como arte, e que o argentino simbolizava “a paixão do povo pelo jogo”.

Os dois se encontraram algumas vezes em eventos e partidas festivas. Em 2005, por exemplo, trocaram abraços e elogios em uma visita de Ronaldinho à Argentina. Maradona também o convidou para participar do programa de televisão que apresentava, La Noche del 10, no qual o brasileiro foi recebido com festa e reverência.

Durante a Copa do Mundo de 2014, Diego Maradona visitou Belo Horizonte para acompanhar o duelo entre Argentina e Irã, válido pela fase de grupos do torneio. Aproveitando a presença do ídolo argentino na capital mineira, um grupo de torcedores do Atlético conhecido como Embaixadores do Galo decidiu prestar uma homenagem especial: enviaram a Maradona uma camisa número 10 do Atlético, a mesma usada por Ronaldinho Gaúcho, ídolo máximo do clube na época.

O ex-jogador argentino faleceu em 25 de novembro de 2022, vítima de uma parada cardiorrespiratória aos 60 anos de idade. Na ocasião, Ronaldinho prestou uma homenagem nas redes sociais: “Meu ídolo, meu amigo, meu número 10. Obrigado por tudo. Descanse em paz, craque eterno”, escreveu R10 na época.

Maradona com a camisa do Atlético em 2014

Final entre Atlético e Lanús

A final será o quinto confronto entre as equipes, com vantagem absoluta para o Galo. Em quatro jogos, o Atlético somou três vitórias e um empate.

Vale destacar que todos os confrontos contra o clube argentino ocorreram em decisões continentais. Em 1997, brasileiros e argentinos disputaram a final da Copa Conmebol. Já em 2014, voltaram a se enfrentar na decisão da Recopa Sul-Americana, com vantagem para o Atlético em ambas as ocasiões.

Leia também

Histórico de Atlético x Lanús

Copa Conmebol (1997)

  • 05/11/1997 – Lanús 1 x 4 Atlético
  • 17/11/1997 – Atlético 1 x 1 Lanús

Recopa Sul-Americana (2014)

  • 16/07/2014 – Lanús 0 x 1 Atlético
  • 23/07/2014 – Atlético 4 x 3 Lanús
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.