Ouvindo...

Por ‘dever de casa bem feito’, Atlético encara Godoy Cruz nas oitavas da Sul-Americana

Contra argentinos, Galo tenta construir placar ‘confortável’ no primeiro duelo das oitavas de final do torneio

Tomás Cuello durante treinamento na Cidade do Galo

Construir uma boa vantagem em casa e ir para a Argentina com “placar confortável” é a missão do Atlético nesta quinta-feira (14). A partir das 19h (de Brasília), o time comandado pelo técnico Cuca recebe o Godoy Cruz, na Arena MRV, e faz o primeiro duelo das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Um dos favoritos à conquista desta edição do torneio continental e atual vice-campeão da Copa Libertadores, o Alvinegro terá força máxima para encarar os argentinos em casa. Além disso, as equipes vivem momentos distintos na temporada.

Leia também

Enquanto os mineiros vêm de classificação na Copa do Brasil, sobre o Flamengo, e buscando ascensão na tabela do Campeonato Brasileiro, Él Tomba (apelido do Godoy) vive crise dentro e fora das quatro linhas. Isso, inclusive, provocou a queda do técnico Esteban Solari. Walter Ribonetto, ex-Melga, do Peru, assumiu o posto.

Argentinos em má fase

A equipe argentina não vence uma partida oficial desde 6 de maio, quando derrotou o Sportivo Luqueño, do Paraguai, por 1 a 0. De lá para cá, foram cinco empates e uma derrota. Pelo torneio continental, “El Tomba” ficou em primeiro do Grupo D, com 12 pontos conquistados (três vitórias e três empates); o Grêmio ficou em segundo.

Cuca pode promover mudanças?

Com força máxima à disposição, Cuca pode seguir rodando peças. Tomás Cuello, que sentiu desconforto após o empate por 1 a 1 contra o Vasco, no último domingo (10), pode descansar. Caso isso aconteça, Dudu pode ser o substituto. Gabriel Menino, autor do gol em São Januário briga por vaga com o recém-contratado Alexsander.

Retorno certo

Um retorno certo no Galo é o atacante Hulk. Poupado no fim de semana, o camisa 7 volta a ser a principal peça do sistema ofensivo do Alvinegro.

Novo técnico mudou tudo

De acordo com a imprensa argentina, Walter Ribonetto chegou fazendo mudanças radicais no Godoy. Na defesa, apenas Mateo Mendoza será mantido entre os titulares. Lucas Arce, Federico Rasmussen e Andrés Meli assumiram as vagas de Leonardo Jara, Leandro Quiroz e Juan Morán.

No meio de campo, Guillermo Pol Fernández volta no lugar de Maximiliano González. Por fim, no ataque, Facundo Altamira assume a titularidade deixada por Misael Sosa.

Tabu de quase três décadas

Além do momento melhor, o Atlético tem outro ponto a favor. Desde 1998, o time mineiro não sabe o que é perder para argentinos como mandante. O último revés foi para o Rosario Central, pela Copa Conmebol.

Em 22 jogos, foram 15 vitórias, cinco empates e duas derrotas.

Atlético x Godoy Cruz

Atlético

Everson; Renzo Saravia, Lyanco, Junior Alonso; Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Alexsander); Gustavo Scarpa; Tomás Cuello (Dudu), Rony e Hulk. Técnico: Cuca

Godoy Cruz

Petroli; Arce, Mendoza, Rasmussen, Meli; Poggi, G. Fernández; Altamira, N. Fernández, Andino; Auzmendi. Técnico: Walter Ribonetto

Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana
Data: 14 de agosto de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte

Arbitragem: Alexis Herrera, auxiliado por Lubin Torrealba e Alberto Ponte, todos da Venezuela também.
VAR: Carlos Oribe, do Equador.

Transmissão: ESPN e Disney +
A Itatiaia também transmite o confronto pelo 95,7 FM, 610 AM e pelos canais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte)

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).