Ouvindo...

Hulk desencanta, Atlético vence Del Valle e avança à final da Copa Sul-Americana

Galo chegou à decisão da competição continental pela primeira vez na história

Hulk comemorando gol pelo Atlético

O Atlético venceu o Independiente del Valle por 3 a 1 na noite desta terça-feira (28), na Arena MRV, em Belo Horizonte, e avançou à final da Copa Sul-Americana. O Galo se classificou com um placar agregado de 4 a 2.

Guilherme Arana e Bernard marcaram para o Atlético no primeiro tempo. Claudio Spinelli descontou no segundo tempo, e Hulk fez o terceiro teno atleticano.

Agora, o Atlético espera o resultado do duelo entre Lanús e Universidad do Chile no jogo de volta das semifinais. As equipes se enfrentam na próxima quinta-feira (30), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Ciudad de Lanús, em Lanús. O duelo de ida terminou empatado em 2 a 2.

A grande final da Copa Sul-Americana 2025 acontece no dia 22 de novembro, em Assunção, no Paraguai.

Mosaico e ‘rua de fogo’

A torcida do Atlético apresentou um mosaico nos setores Inter Oeste e Brahma Oeste da Arena MRV antes da bola rolar.

O escudo do Atlético foi formado pelo mosaico. No setor Norte houve a presença massiva das bandeirinhas, enquanto no setor Sul foram levantadas tiras nas cores preta, branca e amarela.

Essa foi a segunda ação da torcida atleticana. Antes, dezenas de torcedores receberam o ônibus do time alvinegro nos arredores da Arena MRV com a tradicional “rua de fogo”.

Abafa logo no primeiro minuto

Logo no primeiro minuto de partida, Dudu recebeu na ponta esquerda e tocou na área para Guilherme Arana. O lateral chutou em cima do goleiro.

No escanteio, o camisa 13 lançou na área e Junior Alonso cabeceou para baixo. Villar espalmou rapidamente e cedeu novo escanteio. O goleiro ficou sentindo após a defesa, mas foi atendido em campo e se recuperou.

Arana cobrou o escanteio no meio da área. Sornoza afastou.

Pressão continua

Ainda no começo do jogo, o Atlético teve mais três chances. Aos 11, Dudu deu um belo passe na área para Igor Gomes, mas o meia não chegou a tempo e a bola sobrou para Villar.

No minuto 15, Igor Gomes desceu pela direita e levantou a bola na área. Arroyo afastou, e Carabajal tirou o perigo de vez.

Dois minutos depois, o Del Valle saiu mal, Alan Franco cruzou rasteiro na área. Dudu ajeitou para Bernard, que chutou em cima da zaga.

Gol da insistência

Finalmente o gol. Aos 35 minutos, após bate e rebate na área envolvendo a zaga e até defesa do goleiro do time equatoriano, a bola sobrou para Dudu. Ele rolou para Arana, que empurrou para o fundo das redes.

O gol chegou a ser revisado e confirmado pelo árbitro de vídeo (VAR).

Abriu a porteira

Aos 42 minutos, Dudu interceptou a saída de bola do Del Valle, avançou e tocou na frente para Bernard, que finalizou de cavadinha e fez 2 a 0 para o Atlético.

Galo não deixa adversário respirar

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Fausto Vera recebeu na direita, avançou e arriscou de longe. Villar espalmou para escanteio. Na cobrança, o Galo perdeu a bola e cedeu o contra-ataque que foi parar em Everson.

Gol do Del Valle

Aos 18 minutos da etapa complementar, Arroyo finalizou de fora da área, Everson não agarra e Spinelli aproveitou o rebote, empurrando a bola para o fundo do gol.

Susto

Aos 21 minutos do segundo tempo, Sornoza cruzou na área, Everson tirou de soco e a bola sobrou para Mercado, que chuta rasteiro, mas a finalização é travada pela defesa.

Everson atingiu Hoyos ao sair da área, e o atacante ficou sentindo, mas pouco tempo depois se levantou.

Desencanto de Hulk

Aos 27 minutos, Junior Alonso deu um lançamento em profundidade para Hulk, que dominou e chutou colocado na saída do goleiro.

Hulk marcou o primeiro gol após 15 jogos. A última vez que o camisa 7 havia balançado as redes foi contra o Godoy Cruz em 14 de setembro.

Outro susto

Aos 45 minutos do segundo tempo, Ruan recuou a bola de forma perigosa para Everson, mas o ogleiro se reposicionou e defendeu no limite.

Premiação milionária

Para além da vaga na final da Copa Sul-Americana, o Atlético deixou a Arena MRV com a certeza do “bolso cheio de grana”. O Galo garantiu no mínimo 2 milhões de dólares de premiação - cerca de R$ 10,72 milhões na cotação atual, com a classificação.

Terceiro melhor público

O jogo foi visto por 40.185 torcedores, a terceira melhor marca no ano na Arena MRV. O público perde apenas para os dois duelos diante do Cruzeiro pela Copa do Brasil (44.286) e Campeonato Brasileiro (40.388). Foi o maior público do Galo na Sul-Americana no estádio.

Leia também

Atlético 3 x 1 Independiente del Valle

Atlético

Everson; Bernard (Reinier), Ruan, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera (Renzo Saravia), Alan Franco (Alexsander) e Igor Gomes; Dudu (Biel) e Rony (Hulk). Técnico: Jorge Sampaoli

Del Valle

Guido Villar; Fernández, Carabajal, Schunke e Cortéz (Loor); Alcívar, Mercado (Ibarra), Jean Pierre Arroyo (Guagua) e Junior Sornoza (Zárate); Hoyos (Vásquez) e Spinelli. Técnico: Javier Rabanal.

Motivo: Jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana
Data: 28 de outubro de 2025 (terça-feira)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Horário: 21h30 (de Brasília)
Gols: Guilherme Arana, Bernard e Hulk (Atlético); Claudio Spinelli (Independiente del Valle)
Cartões amarelos: Jean Pierre Arroyo (Independiente del Valle); Biel (Atlético)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU), auxiliado por Nicolas Taran (Uruguai) e Martin Soppi (Uruguai)
VAR: Christian Ferreyra (URU)
Público: 40.185
Renda: R$ 2.615.194,39

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.