O Atlético venceu o Independiente del Valle por 3 a 1 na noite desta terça-feira (28), na Arena MRV, em Belo Horizonte, e avançou à final da Copa Sul-Americana. O Galo se classificou com um placar agregado de 4 a 2.
Guilherme Arana e Bernard marcaram para o Atlético no primeiro tempo. Claudio Spinelli descontou no segundo tempo, e Hulk fez o terceiro teno atleticano.
Agora, o Atlético espera o resultado do duelo entre Lanús e Universidad do Chile no jogo de volta das semifinais. As equipes se enfrentam na próxima quinta-feira (30), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Ciudad de Lanús, em Lanús. O duelo de ida terminou empatado em 2 a 2.
A grande final da Copa Sul-Americana 2025 acontece no dia 22 de novembro, em Assunção, no Paraguai.
Mosaico e ‘rua de fogo’
O escudo do Atlético foi formado pelo mosaico. No setor Norte houve a presença massiva das bandeirinhas, enquanto no setor Sul foram levantadas tiras nas cores preta, branca e amarela.
Essa foi a segunda ação da torcida atleticana. Antes,
Abafa logo no primeiro minuto
Logo no primeiro minuto de partida, Dudu recebeu na ponta esquerda e tocou na área para Guilherme Arana. O lateral chutou em cima do goleiro.
No escanteio, o camisa 13 lançou na área e Junior Alonso cabeceou para baixo. Villar espalmou rapidamente e cedeu novo escanteio. O goleiro ficou sentindo após a defesa, mas foi atendido em campo e se recuperou.
Arana cobrou o escanteio no meio da área. Sornoza afastou.
Pressão continua
Ainda no começo do jogo, o Atlético teve mais três chances. Aos 11, Dudu deu um belo passe na área para Igor Gomes, mas o meia não chegou a tempo e a bola sobrou para Villar.
No minuto 15, Igor Gomes desceu pela direita e levantou a bola na área. Arroyo afastou, e Carabajal tirou o perigo de vez.
Dois minutos depois, o Del Valle saiu mal, Alan Franco cruzou rasteiro na área. Dudu ajeitou para Bernard, que chutou em cima da zaga.
Gol da insistência
Finalmente o gol. Aos 35 minutos, após bate e rebate na área envolvendo a zaga e até defesa do goleiro do time equatoriano, a bola sobrou para Dudu. Ele rolou para Arana, que empurrou para o fundo das redes.
O gol chegou a ser revisado e confirmado pelo árbitro de vídeo (VAR).
Abriu a porteira
Aos 42 minutos, Dudu interceptou a saída de bola do Del Valle, avançou e tocou na frente para Bernard, que finalizou de cavadinha e fez 2 a 0 para o Atlético.
Galo não deixa adversário respirar
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Fausto Vera recebeu na direita, avançou e arriscou de longe. Villar espalmou para escanteio. Na cobrança, o Galo perdeu a bola e cedeu o contra-ataque que foi parar em Everson.
Gol do Del Valle
Aos 18 minutos da etapa complementar, Arroyo finalizou de fora da área, Everson não agarra e Spinelli aproveitou o rebote, empurrando a bola para o fundo do gol.
Susto
Aos 21 minutos do segundo tempo, Sornoza cruzou na área, Everson tirou de soco e a bola sobrou para Mercado, que chuta rasteiro, mas a finalização é travada pela defesa.
Everson atingiu Hoyos ao sair da área, e o atacante ficou sentindo, mas pouco tempo depois se levantou.
Desencanto de Hulk
Aos 27 minutos, Junior Alonso deu um lançamento em profundidade para Hulk, que dominou e chutou colocado na saída do goleiro.
Hulk marcou o primeiro gol após 15 jogos. A última vez que o camisa 7 havia balançado as redes foi contra o Godoy Cruz em 14 de setembro.
Outro susto
Aos 45 minutos do segundo tempo, Ruan recuou a bola de forma perigosa para Everson, mas o ogleiro se reposicionou e defendeu no limite.
Premiação milionária
Para além da vaga na final da Copa Sul-Americana, o Atlético deixou a Arena MRV com a certeza do “bolso cheio de grana”.
Terceiro melhor público
O jogo foi visto por 40.185 torcedores,
Atlético 3 x 1 Independiente del Valle
Atlético
Everson; Bernard (Reinier), Ruan, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera (Renzo Saravia), Alan Franco (Alexsander) e Igor Gomes; Dudu (Biel) e Rony (Hulk). Técnico: Jorge Sampaoli
Del Valle
Guido Villar; Fernández, Carabajal, Schunke e Cortéz (Loor); Alcívar, Mercado (Ibarra), Jean Pierre Arroyo (Guagua) e Junior Sornoza (Zárate); Hoyos (Vásquez) e Spinelli. Técnico: Javier Rabanal.
Motivo: Jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana
Data: 28 de outubro de 2025 (terça-feira)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Horário: 21h30 (de Brasília)
Gols: Guilherme Arana, Bernard e Hulk (Atlético); Claudio Spinelli (Independiente del Valle)
Cartões amarelos: Jean Pierre Arroyo (Independiente del Valle); Biel (Atlético)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU), auxiliado por Nicolas Taran (Uruguai) e Martin Soppi (Uruguai)
VAR: Christian Ferreyra (URU)
Público: 40.185
Renda: R$ 2.615.194,39