Cruzeiro precisa quebrar escrita para superar Flamengo e avançar às quartas da Libertadores
Equipes se enfrentarão pelas oitavas de final da Copa Libertadores em agosto

O Cruzeiro precisará quebrar uma escrita para superar o Flamengo e avançar às quartas de final da Copa Libertadores. Isso porque nos confrontos de mata-matas entre os dois clubes, em que eles tiveram o mando de campo, com a Raposa jogando no Mineirão, e o Urubu no Maracanã, como acontecerá nos confrontos de agosto, o mandante do jogo de volta sempre se classificou.
Por ter ficado na primeira colocação da sua chave na fase de grupos da Libertadores de 2026, o Flamengo fará no Rio de Janeiro a partida decisiva do confronto com data base de 19 de agosto. A ida será em Belo Horizonte, na semana anterior.
O primeiro mata-mata entre os dois clubes foi pelas quartas de final da Copa do Brasil de 1995. O Flamengo venceu a ida, no Mineirão, por 1 a 0, em 10 de maio, e garantiu a classificação empatando por 1 a 1, no Maracanã, uma semana depois.
Ainda em 1995, os dois clubes fizeram uma das semifinais da Supercopa. Em 15 de novembro, dia do aniversário de centenário do Flamengo, eles jogaram no Mineirão e o rubro-negro fez 1 a 0. No dia 23, no Maracanã, confirmou a vaga ganhando por 3 a 1.
O Cruzeiro superou o Flamengo num mata-mata pela primeira vez na semifinal da Copa do Brasil de 1996. O primeiro confronto, no Rio de Janeiro, em 28 de maio, ficou 1 a 1. A volta, no Gigante da Pampulha, em 5 de junho, terminou sem gols e a Raposa avançou pela bola na rede fora de casa, que naquela época era critério de desempate na competição.
Decisão
Em 2003, ano da Tríplice Coroa cruzeirense, a Copa do Brasil foi conquistada em cima do Flamengo. Em 8 de junho, os dois times empataram por 1 a 1, no Maracanã, com o gol celeste sendo um de placa, marcado por Alex, de letra. No dia 11, com quase 80 mil pessoas no Mineirão, o Cruzeiro garantiu o tetra da competição fazendo 3 a 1, sendo que os três gols celestes foram marcados antes dos 30 minutos do primeiro tempo.
Nas oitavas da Copa do Brasil de 2013, o favoritismo era todo do Cruzeiro, que chegou a abrir 2 a 0 na ida, no Mineirão, em 21 de agosto, num jogo que contou com gol de placa de Everton Ribeiro. No final da partida o Flamengo diminuiu, e uma semana depois, no Maracanã, com um gol do volante Elias, aos 43 minutos do segundo tempo, avançou às quartas de final pela bola na rede fora de casa, que ainda era critério de desempate.
Quatro anos depois, os dois clubes voltaram a se enfrentar na Copa do Brasil, na final de 2017. O gol fora de casa não era mais critério de desempate e as igualdades por 1 a 1, no Maracanã, em 7 de setembro, e por 0 a 0, vinte dias depois, no Mineirão, levaram a decisão para os pênaltis, e o Cruzeiro venceu por 5 a 3.
O último mata-mata entre cruzeirenses e flamenguistas foi também numa oitavas de final de Copa Libertadores, na temporada de 2018. Em 8 de agosto, com uma grande atuação, o Cruzeiro fez 2 a 0 no Maracanã, num jogo em que poderia ter goleado o adversário. No dia 29, no Mineirão, o Flamengo venceu por 1 a 0 e a vaga nas quartas ficou com a Raposa.
Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro



