Ouvindo...

Flamengo x Barcelona-ESP: saiba tudo sobre a decisão do Intercontinental Sub-20

Os campeões da América e da Europa se enfrentam neste sábado (23), no Maracanã

Flamengo x Barcelona: Bruno Pivetti e Juliano Belletti se enfrentam na Copa Intercontinental Sub-20

Neste sábado (23), o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, será palco da decisão da Copa Intercontinental Sub-20. Em campo, Flamengo e Barcelona-ESP, duas das principais referências na formação de talentos no futebol mundial, disputarão o título a partir das 16h30 (de Brasília). Os clubes são os atuais campeões da América e da Europa.

Esta será a quarta edição do torneio, que reúne os campeões da Libertadores Sub-20 e UEFA Youth League. Por ora, os sul-americanos levam vantagem sobre os europeus.

Campeões da Copa Intercontinental Sub-20:
  • 2022: Benfica-POR venceu o Peñarol-URU, em Montevidéu
  • 2023: Boca Juniors-ARG venceu AZ Alkmaar-HOL, em Buenos Aires
  • 2024: Flamengo venceu o Olympiacos-GRE, no Rio de Janeiro

As classificações para a Copa Intercontinental Sub-20

O Flamengo conquistou o bicampeonato na Libertadores Sub-20 em 2025. Na fase de grupos, venceu Olimpia-PAR e Danubio-URU e empatou com o O’Higgins-CHI. Nas semis, eliminou o Danubio. Na decisão, o Rubro-Negro superou o Palmeiras nos pênaltis.

Quarto lugar na fase de grupos da Youth League, o Barcelona passou por Dínamo Zagreb-CRO, Aston Villa-ING, Stuttgart-ALE e Az Alkmaar-HOL, até bater o Trabzonspor-TUR, na decisão. Com o título de 2025, o Barça tornou-se o primeiro tricampeão da competição.

Leia também

Remanescentes e ‘reforços’ do Flamengo

O Flamengo conta com uma série de remanescentes dos títulos da Libertadores e da Copa Intercontinental de 2024 para buscar o bicampeonato neste sábado (23). São os casos de Shola, Daniel Sales, João Victor, Gusttavo, Iago e Felipe Teresa, entre outros.

Os rostos mais conhecidos da Nação são os de Matheus Gonçalves e Lorran, que já estiveram integrados ao elenco profissional nas últimas temporadas. Os meia-atacantes, contudo, não estão com espaço sob comando de Filipe Luís e desceram para o Sub-20.

Belletti não tem todos campeões da Youth League

Juliano Belletti inicia a temporada 2025/26 com um elenco bastante alterado em relação ao grupo que conquistou a Youth League em abril, há cerca de quatro meses.

O goleiro Aron Yaakobishvili, o zagueiro Eman Kospo e os atacantes Hugo Alba e Arnau Pradas foram negociados. Ibrahim Diarra está lesionado. Pedro Fernández, Toni, Guille e Jofre Torrents estão à disposição de Hansi Flick, técnico do time principal do Barça.

Flamengo x Barcelona-ESP

Flamengo

Léo Nannetti; Daniel Sales, João Victor, Iago e Gusttavo; Fabiano, Pablo Lúcio e Matheus Gonçalves; Lorran, Joshua e Pedro Leão. Técnico: Bruno Pivetti.

Barcelona

Max Bonfill; Xavi Espart, Andrés Cuenca, Alexis Olmedo e Landry; Brian Fariñas, Quin Junyent, Pedro Rodríguez e Tommy; Óscar Gistau e Jan Virgili. Técnico: Juliano Belletti.

Motivo: Decisão da Copa Intercontinental Sub-20
Data e hora: 23 de agosto de 2025, às 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Onde assistir: Globo e SporTV

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.