Em busca do bi: relembre o título da Espanha na Copa do Mundo

Uma das faoritas para 2026, a Seleção Espanhola levantou a taça em 2010, na África do Sul

Espanha levanta a taça de campeã da Copa do Mundo de 2010

A Seleção Espanhola viveu o maior momento de sua história na Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul, quando conquistou, de forma inédita, o título mundial. Após décadas de frustrações em Mundiais, a Espanha alcançou o topo do futebol com uma geração marcada pela forte coletivo.

A campanha espanhola começou de forma inesperada, com derrota por 1 a 0 para a Suíça na estreia. O tropeço, no entanto, serviu como ponto de virada. A equipe comandada por Vicente del Bosque reagiu rapidamente e venceu Honduras, por 2 a 0, e Chile, por 2 a 1, garantindo vaga no mata-mata. A partir das oitavas de final, a Espanha construiu uma sequência de vitórias pelo placar mínimo, sempre com controle absoluto do jogo e eficiência nos momentos decisivos.

Nas oitavas, a Espanha superou Portugal com gol de David Villa, que se tornou o principal artilheiro da equipe no torneio. Nas quartas de final, venceu o Paraguai em partida dramática, marcada por pênaltis perdidos e defesa decisiva do goleiro Iker Casillas, novamente com gol de Villa. Na semifinal, a seleção espanhola eliminou a Alemanha, então favorita, com vitória por 1 a 0, gol do zagueiro Carles Puyol, após cobrança de escanteio.

Leia também

A final, disputada em 11 de julho de 2010, colocou frente a frente Espanha e Holanda. Após empate sem gols no tempo normal, a decisão foi para a prorrogação. Aos 116 minutos, Andrés Iniesta marcou o gol histórico que garantiu a vitória por 1 a 0 e o primeiro título mundial da Espanha. Além de Iniesta e Villa, jogadores como Xavi, Sergio Busquets, Xabi Alonso, Gerard Piqué e Casillas foram fundamentais na campanha.

Com o título de 2010, a Espanha completou um ciclo histórico iniciado com a conquista da Eurocopa de 2008 e encerrado com o bicampeonato europeu em 2012, estabelecendo um dos maiores domínios já vistos no futebol internacional.

Em 2026, a seleção, agora comendada pelo técnico Luis de la Fuente vai em busca do bicampeonato da Copa do Mundo. Campeã da Eurocopa em 2024, a Espanha é uma das favoritas ao título Mundial.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...