Copa do Mundo: relembre as finais decididas nos pênaltis
Durante quase um século de história, apenas três finais foram decidias nos pênaltis

Faltam menos de dois meses para o início da Copa do Mundo 2026, a 23ª edição do torneio. Ao longo de quase um século de história, um dado chama a atenção: apenas três finais foram decididas nos pênaltis. A seguir, a Itatiaia relembra as decisões por penalidades que marcaram a história do Mundial.
Brasil 0 x 0 Itália - Copa do Mundo de 1994
A primeira final decidida nos pênaltis em uma Copa do Mundo foi na edição de 1994, entre Brasil e Itália. Empatadas em número de títulos na época, as seleções se enfrentaram no estádio Rose Bowl, em Pasadena, na Califórnia, nos Estados Unidos, para definir quem seria a primeira seleção tetracampeã da história.
Durante os primeiros 90 minutos, o empate não saiu do placar. Na prorrogação, as equipes também não conseguiram balançar as redes e a partida foi para as penalidades.
Nos pênaltis, brilhou a estrela de Taffarel, que defendeu a cobrança de Massaro e, na sequência, contou com a sorte para celebrar o erro do craque Roberto Baggio, que isolou a última cobrança e deu o título ao Brasil.
Itália 1 x 1 França - Copa do Mundo de 2006
Doze anos depois da final contra o Brasil, a Itália voltou a uma decisão de Mundial, desta vez contra a França, e novamente a partida foi para os pênaltis.
O tempo regulamentar terminou em 1 a 1, com Zidane abrindo o placar para os franceses, enquanto Marco Materazzi empatou para os italianos. O jogo seguiu empatado na prorrogação e a partida foi para as penalidades máximas.
Nos pênaltis, David Trezeguet desperdiçou a segunda cobrança dos franceses, enquanto os italianos converteram todas, conquistando assim o tetracampeonato.
Argentina 3 x 3 França - Copa do Mundo 2022
A terceira e última final decidida nos pênaltis até o momento foi no Mundial de 2022, entre Argentina e França. O tempo regulamentar foi movimentado, terminando empatado em 2 a 2 após uma noite iluminada de Mbappé, que marcou dois gols nos 10 minutos finais da partida.
Na prorrogação, a Argentina voltou a ficar na frente no placar com Messi, mas Mbappé voltou anotou seu terceiro gol na partida e levou a decisão para os pênaltis.
O goleiro Emiliano Martinez defendeu a finalização de Kingsley Coman e Tchouaméni desperdiçou a terceira cobrança, dando o título mundial aos argentinos.
Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
