Copa do Mundo de 2026: conheça o Lumen Field, nos Estados Unidos

23ª edição do Mundial será realizada entre junho e julho, nos Estados Unidos, México e Canadá

Lumen Field, em Seattle, nos EUA

A Copa do Mundo será disputada entre os dias 9 de junho e 19 de julho. Pela primeira vez na história, o Mundial será disputado em três países-sede: Estados Unidos, México e Canadá. Ao todo, 16 estádios espalhados pelos três países receberão a competição. Abaixo, a Itatiaia detalha um deles.

Lumen Field

O Lumen Field, localizado em Seattle, no estado de Washington, nos Estados Unidos, é um dos estádios da Copa do Mundo de 2026. Inaugurado em 2002 como sucessor do clássico Kingdome, o estádio rapidamente se tornou um símbolo dos Estados Unidos, servindo como casa dos Seattle Seahawks, da NFL, e do Seattle Sounders, da Major League Soccer (MLS).

Com capacidade para cerca de 68 mil torcedores em sua configuração padrão, número que pode chegar a aproximadamente 72 mil em eventos especiais, o Lumen Field ficou famoso não apenas por seu design moderno, mas também pela fama de ter uma das torcidas mais barulhentas do país - espectadores chegaram a registrar níveis de ruído que figuram entre os mais altos do mundo em estádios ao ar livre.

Com o avanço dos preparativos para a Copa do Mundo de 2026, o estádio passou por reformas e adaptações — incluindo a instalação de gramado natural para os jogos da FIFA, em consonância com os requisitos técnicos da entidade e para otimizar o espetáculo do futebol

Copa do Mundo de 1994

Embora Seattle tenha uma rica tradição esportiva, o Lumen Field não esteve presente na Copa do Mundo FIFA de 1994, uma vez que nem existia naquela época. Os jogos daquele Mundial foram disputados em outras cidades e estádios dos Estados Unidos, como o Rose Bowl, e somente com a chegada de instalações mais modernas como o Lumen Field a região passou a figurar entre as sedes potenciais para grandes eventos internacionais.

‘Mudança’ de nome

Durante a Copa, o Lumen Field será oficialmente referido pela FIFA como “Seattle Stadium”, devido à política de neutralidade de nomes da Fifa, que suspende os naming rights de patrocinadores em competições oficiais.

Jogos da Copa do Mundo de 2026

Na Copa do Mundo de 2026, o Seattle Stadium sediará seis partidas no total, das quais quatro são jogos da fase de grupos, além de confrontos decisivos nas fases eliminatórias, incluindo uma partida das oitavas de final. Entre os jogos da fase de grupos já programados estão duelos como Bélgica x Egito, em 15 de junho, Estados Unidos x Austrália, em 19 de junho, Catar x vencedor do playoff A, em 24 de junho, e Egito x Irã, em 26 de junho.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...