Livre no mercado após o fim do contrato com o Arouca, de Portugal, Weverson Costa tem ofertas para defender o Vitória de Guimarães e do Al-Shabab, da Arábia Saudita. O lateral-esquerdo de 24 anos também teve a situação consultada por equipes da Espanha e da Itália.
Formado nas divisões de base do São Paulo, Weverson Costa defendeu o Red Bull Bragantino profissionalmente, entre 2020 e 2022, quando foi negociado com o Arouca. No clube português, foram 63 partidas nas últimas três temporadas, com dois gols e quatro assistências.
“O começo em Portugal foi difícil. Vivi os primeiros seis meses lutando contra lesões, que me acompanhavam desde a época do Bragantino. Mas não deixei isso me abalar. Foquei nos treinos, na dieta e fui, aos poucos, retornando à minha melhor forma. Pouco tempo depois, já consegui brigar pela vaga de titular com o Quaresma, que já estava há três anos no clube. Era uma disputa muito saudável, que me fez crescer bastante como atleta”, relembrou Weverson Costa.
“Minha última temporada foi quando tive o melhor desempenho até agora na Europa. Não fomos tão bem no primeiro turno, mas o segundo, sob o comando do professor Vasco Seabra, foi impecável. Acabamos terminando o campeonato em 12°, mas com um gosto amargo de que podíamos mais”, avaliou.
A trajetória de Weverson Costa
Weverson nasceu em Brasília e, com apenas 13 anos, foi levado para jogar no São Paulo. Em Cotia, o lateral passou por todas as categorias de base, ganhando minutagem e grande destaque nos juniores, até ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-17. Com a Amarelinha, foi campeão do Sul-Americano de 2017 e ficou em terceiro no Mundial do mesmo ano.
Antes da Copa do Mundo de 2018, Tite convocou alguns atletas para compor o treinamento da seleção principal, na Granja Comary, e Weverson foi um deles. Devido à final da Champions League entre Real Madrid e Liverpool, Marcelo não pôde comparecer aos treinos, então justamente ele teve a oportunidade de jogar na ausência de um dos ícones da sua posição.
Em 2020, o lateral sofreu uma grave lesão no tornozelo e perdeu o espaço que havia conquistado no São Paulo. Quando voltou à rotina de treinos, recebeu uma proposta do Red Bull Bragantino e decidiu seguir seu rumo. Após duas boas temporadas em Bragança, Weverson foi procurado pelo Arouca, em 2022.
Na temporada de estreia do brasileiro na Europa, o Arouca conseguiu a primeira classificação da história do clube para a Conference League. Na temporada 2023/24, já tendo Weverson como titular absoluto, a equipe portuguesa ficou em 7º lugar na Primeira Liga e chegou até as oitavas de final da Taça de Portugal.