O
Se vencer, o Leão reassume a ponta do Brasileirão, pelo menos momentaneamente. Com 55 pontos, o time está a dois pontos do Botafogo, que tem 57, e a um do Palmeiras, com 56. Os dois times jogam apenas no sábado (5), respectivamente contra Athletico-PR e Bragantino, também como visitantes.
Em nove encontros como visitante contra o Grêmio, o Fortaleza perdeu seis e empatou três. O primeiro embate foi em 1981, pelo Brasileiro, uma vitória gremista por 2 a 0 no estádio Olímpico.
Como alento, os três empates ocorreram justamente nas três últimas vezes que o Fortaleza visitou o Grêmio, duas delas já sob o comando de Juan Pablo Vojvoda.
- Grêmio 1 x 1 Fortaleza - 13/9/2020 - 10ª rodada Brasileirão 2020
- Grêmio 0 x 0 Fortaleza - 27/6/2021 - 7ª rodada Brasileirão 2021
- Grêmio 0 x 0 Fortaleza - 14/5/2023 - 6ª rodada Brasileirão 2023
O técnico argentino nunca perdeu para o Grêmio, com duas vitórias e três empates, em cinco partidas, contando os confrontos em casa.
No tabu como visitante, sete jogos foram pelo Brasileiro e dois pelas quartas de final da Copa do Brasil de 2012. O Grêmio venceu esses dois jogos do mata-mata da CBF por 2 a 0, em Fortaleza e em Porto Alegre.
No total, Fortaleza e Grêmio se enfrentaram 21 vezes na história, com 11 vitórias dos gaúchos, seis empates e quatro triunfos dos cearenses.
O Fortaleza não terá o zagueiro Brítez e o atacante Marinho, ambos suspensos pelo acúmulo de três cartões amarelos. O volante Lucas Sasha e o atacante Moisés continuam tratando de lesões musculares.
Em compensação, o volante Zé Welison e o atacante Lucero, artilheiro do time no ano, com 23 gols, cumpriram suspensão na vitória de 1 a 0 sobre o Cuiabá, no domingo (29), e estão à disposição.
A delegação embarca nesta quarta-feira (2) em voo fretado a Caxias do Sul, onde treina na quinta-feira (3) e depois viaja de ônibus até Porto Alegre.