O
Guzmán estava no Torpedo-RUS e assinou contrato até dezembro de 2027, com opção de renovação por mais uma temporada. O Leão do Pici adquiriu 60% dos direitos econômicos do atleta por US$ 1,1 milhão (cerca de R$ 5,9 milhões na cotação atual).
Formado nas categorias de base do Envigado-COL, Guzmán também defendeu o Atlético Nacional, entre 2021 e 2022, e o Deportes Tolima, entre 2023 e 2024, antes da experiência no futebol russo.
Na apresentação, o colombiano destacou sua motivação para defender o Fortaleza e avaliou a chegada do técnico argentino Martín Palermo, contratado para substituir o português Renato Paiva.
“O que me inspira para jogar é poder atuar e oferecer todas as minhas características e o meu potencial para a equipe. Quero fazer história com essa camisa e ser um grande nome aqui. Quero entregar todo o meu potencial para ajudar a equipe”, afirmou.
“O significado é claro: é mudar a mentalidade do grupo. Sabemos que estamos passando por uma situação difícil e, agora, com a chegada do professor, esperamos reverter essa situação e sair dela. É uma pessoa com muita experiência e prestígio”, acrescentou.
O meia ainda se declarou fã de Ronaldinho Gaúcho e revelou que um dos motivos que o fizeram aceitar a proposta do Fortaleza foi a relevância do Campeonato Brasileiro que, segundo ele, é uma “liga importante”.
“A referência do futebol brasileiro é a de ser uma competição muito difícil, com ótimos jogadores. É um dos motivos que me fizeram vir para cá, estar em uma liga importante. Foi um salto vir para cá e agora quero entregar todo o meu potencial em benefício da equipe”, completou.
Guzmán já foi regularizado e pode fazer sua estreia neste fim de semana, quando o Fortaleza recebe o