Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza tenta voltar a ser o líder do Brasileirão após três anos

Em 2021, no início de trabalho de Juan Pablo Vojvoda, Leão ficou em primeiro na tabela nas primeiras rodadas; vitória no sábado (17), contra o Bragantino, coloca time na ponta

Técnico Juan Pablo Vojvoda orienta atletas em treinamento do Fortaleza

Uma vitória sobre o Red Bull Bragantino neste sábado (17) colocará o Fortaleza na liderança da Série A do Brasileiro. O jogo no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), será às 18h30 (de Brasília) e valerá pela 23ª rodada.

Os três pontos levam o Leão aos 45, em 22 partidas, deixando para trás o Botafogo, com 43 com os mesmos 22 confrontos. O Fortaleza tem uma partida a menos, jogo adiado contra o Inter, em Porto Alegre. O time do Rio tem o clássico contra o Flamengo no próximo domingo (18), no estádio Nilton Santos, às 18h30 (de Brasília).

Não será a primeira vez que o Fortaleza vai liderar o Brasileirão por pontos corridos, formato que estreou em 2003. No comecinho da era Juan Pablo Vojvoda, em meados de 2021, o time cearense teve um início de campeonato fulminante e liderou a tabela por três rodadas, entre a 2ª e a 4ª, com três vitórias e um empate.

Na 5ª rodada, empatou com o Fluminense na Arena Castelão, por 1 a 1, e viu o Athletico-PR se tornar líder, com 13 pontos, ao bater o Atlético-GO por 2 a 1.

Ao final daquela edição do Brasileirão, o Fortaleza acabou na quarta colocação, a melhor posição de um clube do Nordeste na história da Série A por pontos corridos. O Atlético foi o campeão, com 84 pontos, 13 na frente do vice-campeão, o Flamengo.

Foram 58 pontos e vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2022, garantindo a primeira participação do clube na história da competição sul-americana. O Leão caiu no grupo do River Plate-ARG, avançou às oitavas em segundo, quando caiu para o Estudiantes-ARG.

Publicamente, diretoria, comissão técnica e jogadores do Fortaleza repetem as mesmas palavras para falar da campanha atual no Brasileirão: pezinho no chão.

Internamente, há entendimento que uma liderança neste momento da competição, com mais da metade do campeonato disputado, seria bem diferente daquela de 2021, no início, e que tinha um contexto de pandemia da Covid-19, com estádios fechados e competição com o calendário todo embaralhado. Há convicção de que o time disputa a taça.

Para enfrentar o Bragantino, Vojvoda deve escalar um Fortaleza diferente do que empatou nesta quarta-feira (14) contra o Rosario Central, 1 a 1 na Argentina, pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Mesmo assim, o time deve ser forte com jogadores como Hércules, Tinga e Moisés, que ficaram no banco em Rosario.

O confronto de volta contra os argentinos, na Arena Castelão, será na próxima quarta-feira (21), às 19h (de Brasília). Quem vencer avança às quartas de final e um novo empate define o classificado nas cobranças de pênaltis.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.