Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Seleção do Chile fez proposta para tirar Vojvoda do Fortaleza antes da renovação

CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz disse que país da América do Sul tentou levar treinador; Itatiaia apurou que chilenos procuraram argentino no início de janeiro

O Fortaleza anunciou no início de fevereiro a renovação do contrato do técnico Juan Pablo Vojvoda por mais uma temporada, até o fim de 2025. A direção do clube já queria a prorrogação desde 2023, mas intensificou a negociação depois de o treinador receber a oferta para dirigir uma Seleção da América do Sul, revelou nesta segunda-feira (19) o CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz.

Ele não contou qual o país, mas a Itatiaia apurou que foi a Federação do Chile que conversou com representante de Vojvoda, no começo de janeiro. Em novembro, o argentino Eduardo Berizzo deixou o comando da seleção após fraca campanha no início das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Em seis jogos foram somente cinco pontos somados, ocupando a oitava colocação.

Vojvoda trabalhou no Chile entre 2020 e 2021, comandando o Unión La Calera. Ele tem boa relação com dirigentes do país, por isso foi procurado. A Federação queria saber se o treinador teria interesse em voltar ao Chile, mas principalmente em treinar uma seleção, com rotina bem diferente à de um clube.

Vojvoda comunicou a procura ao Fortaleza.

“O Vojvoda recebeu proposta de uma seleção sul-americana e a gente foi conversar sobre uma melhoria contratual. Propus a renovação por mais dois anos, ele colocou mais um ano e assinamos”, disse Paz.

Contratado em maio de 2021, Vojvoda acumula marcos à frente do Fortaleza. Tricampeão Cearense (2021, 2022 e 2023), o argentino conquistou a Copa do Nordeste em 2022. Além disso, ele igualou a melhor campanha da história de um clube do Nordeste em competições internacionais ao chegar na final da Copa Sul-Americana no ano passado, perdendo para a LDU de Quito nos pênaltis.

São 207 jogos à frente do Leão, com 107 vitórias, 62 derrotas e 38 empates. É o segundo treinador que mais comandou o Fortaleza e em breve deve ultrapassar Moésio Gomes, que tem 229 partidas, para se tornar o primeiro.

“Ele deu mais uma prova do quanto ama o Fortaleza e temos que valorizar isso. O Vojvoda podia pegar uma seleção e ficou no Fortaleza, quer crescer aqui”, disse Paz.

O Chile anunciou no dia 25 de janeiro a contratação de outro argentino, Ricardo Gareca, ex-técnico do Palmeiras e da Seleção do Peru.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais