Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza promove para o profissional venezuelano sensação na Copinha

Kervin Andrade, de 18 anos, se junta a Amorim e Kauan Rodrigues, que já treinavam com Juan Pablo Vojvoda no time principal do Leão

Kervin Andrade, meia venezuelano que foi incorporado ao time profissional do Fortaleza

O meia Kervin Andrade, venezuelano de 18 anos que se destacou na Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi promovido ao profissional do Fortaleza e treinará com Juan Pablo Vojvoda. Além dele, o meia Amorim e volante Kauan Rodrigues, que participaram da campanha até a terceira fase do torneio de base em 2024, e já treinavam com o time principal em 2023, se mantêm no elenco A do Leão.

Kervin chegou ao Fortaleza em julho de 2023. Tímido no início, Tuti, como gosta de ser chamado, ganhou o posto de titular da equipe que disputou a Taça Fares Lopes, torneio organizado pela Federação Cearense no segundo semestre para dar calendário aos times menores do Estado.

Kervin se mostrou um atleta polivalente, podendo jogar, além de meia, nas duas pontas e também como um segundo volante, característica que o levou a titularidade em algumas partidas no Cearense Sub-20. Na Copa São Paulo deste ano fez três gols e deu uma assistência, o que chamou a atenção da comissão técnica do time profissional.

“Estamos sempre falando com a comissão técnica da base, olhamos os garotos, mas não podemos ter todos aqui. Temos um elenco de 25 jogadores mais experientes, e às vezes precisamos no início da semana dos jovens para completar o treino, é quando os observo de perto. Mas mais próximo dos jogos trabalhamos o time que jogará, e os meninos não podem ficar parados, eles precisam treinar na base”, disse o técnico Juan Pablo Vojvoda, explicando por que não aproveitava mais revelações do clube no profissional.

Natural de Puerto Ordaz, na Venezuela, Kervin Andrade apareceu na lista dos 20 meias-atacantes mais promissores do planeta de acordo com o International Centre for Sports Studies (CIES), observatório de futebol. Ele foi considerado o melhor jogador da Venezuela no Torneio de Toulon, competição que reuniu jogadores entre 17 e 23 anos, de 2023, no qual seu país terminou na oitava posição.

O contrato de empréstimo de Kervin Andrade termina em julho, mas o Fortaleza deve exercer a opção de compra com o Deportivo La Guaíra, da Venezuela.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.