O Fortaleza teve adiado o jogo contra o Botafogo, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, e que seria nesta terça-feira (24), na Arena Castelão, véspera da viagem ao Uruguai. A mudança foi positiva para o Leão, que ganhou um dia de preparação para a final da Copa Sul-Americana às 17h (de Brasília) do sábado (28), no estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado.
Só que o rival do Fortaleza nesta decisão, a LDU, do Equador, também teve jogo adiado, mas ao contrário dos brasileiros perderam um dia de preparação para a final.
Por causa dos temporais que atingiram Quito, capital do Equador, neste domingo (22), a LigaPro, que organiza o Campeonato Equatoriano, decidiu suspender ainda no primeiro tempo o clássico entre LDU e Emelec, no estádio Rodrigo Paz Delgado, e remarcá-lo esta segunda-feira (23).
A mudança desagradou aos dois times, principalmente pelo horário em que foi marcado: meio-dia local, 14h (de Brasília). A direção do Emelec divulgou nota informando que não aceitaria jogar 12h, e que a partida deveria ter sido marcada para o horário original, 19h local, 21h (de Brasília).
Miguel Ángel Loor, presidente da LigaPro, informou à imprensa equatoriana que já havia um partida marcada para às 19h local nesta segunda, entre Universidad Católica e Delfín, o que impossibilitaria, por questões de direitos de transmissão, dois confrontos no mesmo horário.
Em quarto na tabela do 2º turno do Campeonato Equatoriano, com dois jogos a menos que os rivais, a LDU deve atuar com força máxima contra o Emelec, já que está na briga para levar o turno e se classificar para a final geral da competição contra o Independiente Del Valle.
Imbróglio de Fortaleza x Botafogo
O Botafogo, segundo informou o jornal “O Globo”, ainda tenta na manhã desta segunda-feira (23) reverter a decisão da CBF de adiar o confronto desta terça-feira. O clube enviou diversos documentos à confederação brasileira, e também acionou o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
O clube carioca avalia que sai prejudicado com o adiamento. Líder do Brasileiro com 59 pontos, sete a mais que o vice-líder Bragantino, com 52, a direção do Alvinegro entende que a remarcação, sem data ainda, prejudicará o time no futuro.
A maior possibilidade é que a CBF coloque esse jogo para a Data-Fofa de novembro, entre 13 e 19, o que pode fazer com que o Botafogo jogue desfalcado se tiver atletas convocados. Na última lista que Fernando Diniz elaborou para a Seleção Brasileira, o goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson estavam nela.
A queda de energia no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no sábado (21) impediu que a partida entre Botafogo e Athletico-PR fosse finalizada. Após esperar o tempo determinado no Regulamento Geral das Competição (RGC), o árbitro Matheus Delgado suspendeu o confronto no início do segundo tempo.
A diretoria de competições da CBF remarcou para as 15h do dia seguinte, o domingo (22), também como determina o RGC. Só que sem torcida, por questões de segurança, já que quase no mesmo horário aconteceria Flamengo x Vasco, no Maracanã. O jogo terminou 1 a 1.
O Botafogo já não gostou dessa decisão. Judicialmente o influencer Felipe Neto, botafoguense, tentou reverter a decisão de portões fechados, mas a Justiça indeferiu. A direção do clube tentou liberar parte dos assentos com a CBF, também sem sucesso.
Na mesma decisão, a CBF adiou Fortaleza x Botafogo alegando que os jogadores botafoguenses não poderiam entrar em campo na terça à noite porque descumpriria a regra de intervalo de 66 horas entre uma partida e outra, o que também aparece no RGC.