O Fortaleza está a 24 dias do jogo mais importante de sua história, a final da Copa Sul-Americana, em 28 de outubro. Mas até lá serão quatro partidas pela Série A do Campeonato Brasileiro, importantes para que busque o G6, grupo de times que estará na Copa Libertadores em 2024.
Se ganhar a decisão continental no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, cidade da região turística de Punta Del Este, no Uruguai, o Fortaleza estará classificado para a Libertadores do ano que vem. Mas se perder terá que buscar a vaga pelo Brasileirão.
“Eu falei para os jogadores, após a classificação, que temos que pensar na final mais perto da final. Temos que viver esses quatro jogos do Brasileiro, não podemos baixar a guarda, perder competividade”, disse o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz. A conversa com os jogadores ocorreu ainda no vestiário do Castelão, já na madrugada esta quarta (4), após os 2 a 0 sobre o Corinthians que garantiu a vaga na finalíssima.
“Lembrei da importância da pontuação, que vale a nossa permanência [na Série A}, que está perto, mas tem a questão financeira, dependendo da colocação que termina o valor aumenta, e tem a preparação para a final. Ganhando esses jogos você chega com moral no Uruguai, tem a concorência interna, que aumenta a competividade do time. Temos que estar bem nesses quatro jogos para chegar no nível mais alto de preparação”, disse Paz.
O Fortaleza é o nono colocado da Série A no momento, com 39 pontos, mas só a dois pontos do sexto, o Fluminense, que tem 41. Faltam 13 rodadas para acabar a competição, e entre as partidas que Paz comentou haverá um período de descanso de dez dias porque o campeonato para pela Data Fifa, período em que a seleções nacionais se reúnem.
Os quatro jogos do Fortaleza até a final da Copa Sul-Americana serão:
Fortaleza x América - 8 de outubro - 18h30 (de Brasília) - Arena Castelão
Vasco x Fortaleza - 18 de outubro - 19h (de Brasília) - São Januário
Bahia x Fortaleza - 21 de outubro - 18h30 (de Brasília) - Arena Fonte Nova
Fortaleza x Botafogo - 24 de outubro - 21h30 (de Brasília) - Arena Castelão
A CBF marcou o confronto contra o Botafogo para uma terça-feira justamente para, caso o Fortaleza chegasse à final da Copa Sul-Americana, antecipasse seu confronto na 29ª rodada e na quarta-feira a delegação pudesse viajar ao Uruguai, como obriga o protocolo da Conmebol.
A final será contra LDU-EQU ou Defensa y Justicia-ARG, que decidem a vaga nesta quarta-feira (4), na Argentina. Os equatorianos venceram em casa a partida de ida, na semana passada, por 3 a 0.