Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza decidirá sempre no Castelão até eventual final da Sul-Americana

Eliminação do Newell’s-ARG faz time cearense ser o número 1 de seu lado da chave; rival nas quartas será Bragantino ou América

Thiago Galhardo em ação contra o Libertad em jogo que valeu vaga nas quartas de final

A eliminação do Newell’s Old Boys-ARG para o Corinthians nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, na noite desta terça-feira (8), faz com que o Fortaleza sempre decida em casa os confrontos restantes até a final da competição caso, claro, vá avançando de fase.

O Leão empatou com o Libertad-PAR por 1 a 1 na Arena Castelão, em Fortaleza, também nesta terça, e avançou às quartas de final por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0, em Assunção, na semana passada. Na próxima fase o rival será Bragantino ou América, que se enfrentam na quinta (10), em São Paulo. No primeiro jogo, em Belo Horizonte, empate por 1 a 1.

Tanto contra paulistas, como frente aos mineiros, a definição do classificado à semifinal será na Arena Castelão, em data a se definir. O motivo é a melhor campanha que o Fortaleza teve na fase de grupos, a terceira melhor - somente o São Paulo e o Newell’s somaram mais pontos.

Se avançar à semifinal, o Fortaleza cruzaria com Corinthians e Estudiantes-ARG ou Goiás - estes definem nesta quarta (9) quem avança das oitavas, em Goiânia. Os argentinos têm boa vantagem depois de ganharem por 3 a 0 na semana passada.

Independentemente do adversário em uma hipotética semi, o Fortaleza também decidiria a classificação diante de seus torcedores, na capital cearense.

Pelo calendário da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), as quartas de final da Copa Sul-Americana serão disputadas nas semanas de 23 de agosto (ida) e 30 de agosto (volta), enquanto as semifinais nas de 27 de setembro (ida) e 4 de outubro (volta).

A final, em partida única, será em 28 de outubro, um sábado, no estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai. Se chegar até lá, o Fortaleza será considerado o time número 1, com direito a escolha de vestiário, banco de reservas ao lado do árbitro assistente e uso do uniforme principal, contra qualquer rival, menos o São Paulo.

O golaço de falta de Marinho aos 45 minutos do segundo tempo, que garantiu a classificação nesta terça, levou o Fortaleza à sua melhor campanha na história em uma competição continental.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.