O Fortaleza pode ser mais um clube do futebol brasileiro a se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Foi o que disse o presidente do clube, Marcelo Paz, em entrevista exclusiva ao programa CNN Esportes S/A, neste domingo (2).
“O passo que o Fortaleza quer dar nesse momento é apenas de virar SAF e não vender nada das ações”, disse o mandatário em entrevista ao jornalista João Vítor Xavier.
O mandatário elogiou como a SAF foi implementada no Brasil e vê como caminho natural para a melhora da situação financeira dos clubes do país.
“Eu acho uma legislação muito boa. A SAF se prova ser uma lei acertada. Botafogo, Vasco, Cruzeiro e Bahia passaram a ter um nível de competitividade muito maior. Com exceção Bahia, os outros três estavam com uma dificuldade muito grande e a SAF deu esse respiro. Possibilita investimento externo e melhora práticas de governança. O Fortaleza não tem intensão de vender controle. Viraria uma SAF com controle de 100% das ações”, explicou Marcelo Paz.
O presidente do Fortaleza acredita num modelo parecido do que é praticado na Alemanha, onde os clubes detém sempre a maior parte sobre as ações.
“O Bayern de Munique é um clube que 25% das suas ações são de empresas e os outros 75% ficam no controle do clube. Na legislação da Alemanha, não pode passar de 50%. O clube sempre vai ter autonomia. No Brasil, pode até 90%", disse.
Esta é a quinta edição do CNN Esportes S/A. O programa que vai ao ar todos os domingos, às 20h45, e fala sobre um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o futebol. Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.