Para o técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, as vitórias fora de casa nesta fase de grupos da Copa Sul-Americana foram o diferencial do clube na competição. Nesta terça-feira (27), os 2 a 1 sobre o Palestino, em Rancagua, no Chile, garantiram os 15 pontos e uma das melhores campanhas no geral, o que concede vantagem de decidir em casa nos confrontos mata-mata.
“Temos conhecimento que nunca é fácil jogar aqui no Chile, os times chilenos são muito fortes como mandantes. Mas estivemos muito conscientes nessas partidas fora, vencemos aqui, ganhamos também na Argentina, e isso nos abriu o caminho para a classificação”, disse Vojvoda.
No dia 20 de abril, em Buenos Aires, o Fortaleza venceu o San Lorenzo-ARG por 2 a 0, na primeira vitória da história do clube em solo argentino e contra o rival mais perigoso do Grupo H. Com o triunfo em Rancagua, somado às três vitórias na Arena Castelão, o time chegou aos 15 pontos. O único, e surpreendente tropeço, foi contra o fraco Estudiantes de Mérida, 1 a 0 na Venezuela, em 6 de junho.
“Sabíamos da necessidade do rival de vencer o jogo, que adiantariam as linhas, mas sabíamos que se saíssemos na frente poderíamos controlar melhor o jogo. Fomos bem no primeiro tempo, não tão bem no segundo tempo, mas entendendo que o rival precisava ganhar e adiantou bem o time. Mas achei que defensivamente fomos bem, assim como nosso goleiro [João Ricardo]”, disse Vojvoda. O Palestino jogava pelo empate pela segunda vaga, mas ficou fora.
Para o meia Lucas Crispim, que jogou na ala esquerda e fez o primeiro gol [o segundo foi de Lucero], o gramado estava pior do aparentava, o que dificultou um pouco para o Fortaleza.
“No segundo tempo caímos de rendimento, mas soubemos sofrer, fomos empurrados para trás, mas o segundo gol deu uma tranquilidade maior”, disse Crispim.
Os confrontos das oitavas de final ocorrerão em agosto: na semana de 1 a 3 as partidas de ida e na seguinte, de 8 a 10, as de volta. O Fortaleza definirá a classificação na Arena Castelão, na capital cearense.
O sorteio dos confrontos do mata-mata da Sul-Americana será no dia 5 de julho, na próxima quarta-feira, a partir das 13h (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.