O Fluminense emitiu, nesta quinta-feira (14), uma nota oficial para criticar a atuação da arbitragem no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, nessa quarta-feira (12). O Rubro-Negro superou o Tricolor por 2 a 1, com gols de Wesley e Juninho. O atacante Keno descontou para o Fluminense.
Na nota, a diretoria tricolor afirmou que, apesar de os erros não terem tido interferência direta no resultado da partida, houve disparidade na aplicação de critérios disciplinares, especialmente no uso de cartões.
Além disso, o clube destacou o caso da expulsão do zagueiro argentino Freytes após o apito final. Segundo a súmula do árbitro Yuri Elino, o defensor foi expulso por “golpear” o atacante Luiz Araújo com o antebraço. O Fluminense, no entanto, contestou a descrição do lance e afirmou que as imagens do episódio mostram um contexto diferente do relatado pelo juiz.
O clube também questionou a postura do árbitro durante a partida, ressaltando um momento em que ele teria pedido calma ao jogador do Flamengo para evitar uma possível expulsão. O Fluminense cobrou mais equidade na arbitragem e expressou esperança de que o árbitro do segundo jogo da final, Bruno Arleu de Araújo, tenha uma condução mais equilibrada e justa.
Leia a nota do Fluminense na íntegra
O Fluminense FC, após ter acesso à súmula da partida realizada ontem pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, vem a público afirmar que, mesmo sem interferência direta no resultado da partida, a arbitragem cometeu graves erros ao aplicar critérios distintos em diversos lances do jogo, especialmente na aplicação de cartões.
Chama ainda mais atenção o relato na súmula para a expulsão do zagueiro Freytes, após o fim da partida, sob a justificativa de que o atleta teria “golpeado” o adversário Luiz Araújo com o antebraço, o que, como se pode concluir das imagens do episódio, se revela absolutamente distante da realidade.
Aliás, chamou atenção também o fato de o árbitro pedir calma ao atleta do Flamengo para que ele não fosse expulso.
Esperamos que, no segundo jogo da final, o Sr. Bruno Arleu de Araújo, árbitro FIFA e com experiência em muitos jogos decisivos, conduza a partida com imparcialidade e a aplicação uniforme das regras, como se espera em uma grande competição do futebol brasileiro.
Final do Campeonato Carioca
A decisão do Campeonato Carioca está marcada para o próximo domingo (16), às 16h (de Brasília), novamente no Maracanã. Com a vitória por 2 a 1 no primeiro jogo, o Flamengo precisa apenas de um empate para conquistar o bicampeonato estadual.
Já o Fluminense precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis ou por dois ou mais gols para ficar com a taça no tempo normal.