Carlo Ancelotti, Thomas Tuchel, Lampard, Pochettino... Thiago Silva teve diversos técnicos de diferentes estilos nos últimos 16 anos, por Chelsea-ING, PSG-FRA e Milan-ITA, mas, de volta ao Fluminense, passará a ser comandado por Fernando Diniz, dono de um “estilo único” na avaliação do zagueiro.
Em sua apresentação, o novo camisa 3 do Fluminense definiu como pode ser mais útil ao esquema de jogo do treinador, com quem chegou a atuar no início de carreira no Brasil.
“Para ser sincero, é difícil, de fora, ter essa análise (sobre o estilo de jogo do Fluminense). É muito diferente de todos os outros, um esquema tático nunca visto antes, pelo menos por mim. É muito treino, tudo bem programado, com várias repetições. Para funcionar tão bem requer muito trabalho. Joguei um pouco com ele e sei o quanto ele gosta de trabalhar”, afirmou Silva.
“Sou um jogador técnico e o que ele mais pede é para sair jogando e, na minha visão, é o que mais sei fazer. Para o torcedor não é agradável, pelo calafrio com a bola passando em frente ao gol, mas, estando bem treinado, as coisas darão certo”, completou o defensor de 29 anos.
A chegada de Thiago Silva supre, justamente, esta ausência no elenco tricolor. Desde a última temporada, Diniz tem improvisado volantes, como Felipe Melo e André, como zagueiros.
Apesar dos dois terem atuado no Flu, foi no Juventude, em 2004, que Thiago Silva e Fernando Diniz foram parceiros. O zagueiro estava começando a carreira, e o volante se aposentaria em 2008.
Ao longo de sua trajetória no futebol europeu, Thiago Silva foi mais vezes dirigido por Thomas Tuchel e Laurent Blanc, ambos no PSG, com 144 e 128 partidas, respectivamente.
Unai Emery, com 79 jogos também pelo time francês, Massimiliano Allegri, com 79 partidas no Milan, e Renato Gaúcho, com 48 jogos em sua primeira passagem pelo Tricolor, fecham o Top-5.
Quando o Monstro estreia?
O contrato de Thiago Silva se inicia em 1º de julho, mas ele só pode jogar a partir do dia 10, quando abre a janela de transferências. O vínculo será até o final de 2025.
O zagueiro foi titular do Chelsea na temporada 2023/24, a qual foi encerrada em 19 de maio, com a última rodada da Premier League.
Apesar de realizar trabalhos específicos durante as férias, o zagueiro admite que precisará readquirir ritmo antes de integrar as atividades com o grupo do Fluminense.
“Agora é o período de programar minha pré-temporada. Acho que nunca tive tanto tempo para fazer uma pré-temporada como essa. Fiz treinos em Londres, na próxima semana vou seguir assim para depois do dia 17 estar com o grupo, me entrosar e pegar condicionamento treinando com o pessoal”, avaliou.