Ouvindo...

Times

Thiago Silva define como pode ser mais útil ao Fluminense de Fernando Diniz

Zagueiro, que chegou a ter o atual treinador do Fluminense como parceiro no início da carreira, fala sobre estilo único de jogo do Tricolor

Carlo Ancelotti, Thomas Tuchel, Lampard, Pochettino... Thiago Silva teve diversos técnicos de diferentes estilos nos últimos 16 anos, por Chelsea-ING, PSG-FRA e Milan-ITA, mas, de volta ao Fluminense, passará a ser comandado por Fernando Diniz, dono de um “estilo único” na avaliação do zagueiro.

Em sua apresentação, o novo camisa 3 do Fluminense definiu como pode ser mais útil ao esquema de jogo do treinador, com quem chegou a atuar no início de carreira no Brasil.

“Para ser sincero, é difícil, de fora, ter essa análise (sobre o estilo de jogo do Fluminense). É muito diferente de todos os outros, um esquema tático nunca visto antes, pelo menos por mim. É muito treino, tudo bem programado, com várias repetições. Para funcionar tão bem requer muito trabalho. Joguei um pouco com ele e sei o quanto ele gosta de trabalhar”, afirmou Silva.

“Sou um jogador técnico e o que ele mais pede é para sair jogando e, na minha visão, é o que mais sei fazer. Para o torcedor não é agradável, pelo calafrio com a bola passando em frente ao gol, mas, estando bem treinado, as coisas darão certo”, completou o defensor de 29 anos.

Leia também

A chegada de Thiago Silva supre, justamente, esta ausência no elenco tricolor. Desde a última temporada, Diniz tem improvisado volantes, como Felipe Melo e André, como zagueiros.

Apesar dos dois terem atuado no Flu, foi no Juventude, em 2004, que Thiago Silva e Fernando Diniz foram parceiros. O zagueiro estava começando a carreira, e o volante se aposentaria em 2008.

Ao longo de sua trajetória no futebol europeu, Thiago Silva foi mais vezes dirigido por Thomas Tuchel e Laurent Blanc, ambos no PSG, com 144 e 128 partidas, respectivamente.

Unai Emery, com 79 jogos também pelo time francês, Massimiliano Allegri, com 79 partidas no Milan, e Renato Gaúcho, com 48 jogos em sua primeira passagem pelo Tricolor, fecham o Top-5.

Quando o Monstro estreia?

O contrato de Thiago Silva se inicia em 1º de julho, mas ele só pode jogar a partir do dia 10, quando abre a janela de transferências. O vínculo será até o final de 2025.

O zagueiro foi titular do Chelsea na temporada 2023/24, a qual foi encerrada em 19 de maio, com a última rodada da Premier League.

Apesar de realizar trabalhos específicos durante as férias, o zagueiro admite que precisará readquirir ritmo antes de integrar as atividades com o grupo do Fluminense.

Agora é o período de programar minha pré-temporada. Acho que nunca tive tanto tempo para fazer uma pré-temporada como essa. Fiz treinos em Londres, na próxima semana vou seguir assim para depois do dia 17 estar com o grupo, me entrosar e pegar condicionamento treinando com o pessoal”, avaliou.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Leia mais