A comitiva do Fluminense voltou de Luque, no Paraguai, após o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores, totalmente satisfeita. Isto porque a equipe não terá viagens desgastantes durante a primeira fase da competição.
Todos os adversários sorteados pela Conmebol são equipes que residem nas capitais de seus respectivos países, o que facilita a logística tricolor. Para todos os lugares, serão voos diretos do Rio de Janeiro.
A primeira parada, logo na estreia, entre os dias 2 e 4 de abril, será Lima, capital do Peru. Por lá, o Fluminense vai enfrentar o Alianza Lima, o considerado time mais frágil do grupo.
Depois, a equipe viaja até Assunção, capital do Paraguai, para encarar o Cerro Porteño. O último rival fora do Maracanã é o Colo-Colo, em Santiago, também capital chilena.
Em 2023, por exemplo, o Tricolor teve em seu grupo o The Strongest-BOL. Mesmo sendo capital, La Paz possui altitude e a viagem até a Bolívia é considerada desgastante.
A distância dos voos do Rio de Janeiro para Lima é de aproximadamente 3.777 km. O trajeto pode durar até quase seis horas de viagem. A tendência é que a delegação vá até a capital peruana, também nos outros jogos, de voo fretado.
“Ficou dentro da expectativa. No sorteio, a gente torce para não cair na altitude. Nessa primeira fase, a logística é boa. Ano passado pegamos um grupo considerado mais difícil. Passamos e fomos campeões. Me preocupo com questões de logística e altitude”, comentou o presidente, Mário Bittencourt, após o sorteio.
Ordem dos jogos do Fluminense
- Alianza Lima-PER x Fluminense - Semana de 2 a 4 de abril
- Fluminense x Colo-Colo-CHI - Semana de 9 a 11 de abril
- Cerro Porteño-PAR x Fluminense - Semana de 23 a 25 de abril
- Colo-Colo-CHI x Fluminense - Semana de 7 a 9 de maio
- Fluminense x Cerro Porteño-PAR - Semana de 14 a 16 de maio
- Fluminense x Alianza Lima-PER - Semana de 28 a 30 de maio