Ídolo do Fluminense e atual diretor de planejamento, Fred analisou o sorteio da Copa Libertadores. O Tricolor, que é o atual campeão, está no Grupo A, ao lado de Cerro Porteño-PAR, Colo-Colo-CHI e Alianza Lima-PER.
O Tricolor escapou de jogar na altitude e também não terá o Botafogo, arquirrival que poderia ser sorteado em seu grupo. Mesmo com a chave sendo considerada a mais fraca dos brasileiros por muitos, ele prega cautela.
“Não tem jogo fácil. Nunca gosto de jogar na altitude e escapamos. Já é um bom início. Mesmo assim, o Fluminense é o time a ser batido por ser o atual campeão”, comentou Fred à ESPN.
Campeão da Libertadores como dirigente, Fred relembrou a emoção de, mesmo fora de campo, conquistar o torneio.
“Foi um mix de emoções, porque eu fui amadurecendo durante o ano a competição. Nosso título foi muito emocionante. Ficamos com um a menos em dois jogos, na final também contra o Boca, que é um gigante do continente. Tive que me controlar bastante. Momentos maravilhosos, amadureci muito, me emocionei bastante e aprendi muito”, contou.
Exímio conhecedor da grande área, Fred fez questão de destacar os centroavantes do Tricolor. Em especial Cano, eleito o Rei da América e artilheiro do torneio em 2023, além de John Kennedy, herói da conquista.
“O John (Kennedy) está tendo, e eu joguei com ele, um professor lá todos os dias, que é o Germán Cano. O cano é o ‘Senhor Libertadores’ para mim. Ano passado, os dois estavam inspirados, fizeram gols em jogos decisivos. O JK entra com a luz brilhando. Decisivo. Fico feliz. Já tive a honra de vestir a 9 do Fluminense e é ótimo que temos quatro para posição. Ainda tem o Lelê e o Kauã Elias”, opinou.
Cabeça-de-chave, o time carioca terá pelo seu caminho Cerro Porteño-PAR, Alianza Lima-PER e Colo-Colo-CHI. A estreia será em Lima, diante do Alianza Lima. O segundo jogo, e primeiro no Maracanã, será contra o Colo-Colo. Por fim, o Flu encerra a primeira parte contra o Cerro, jogando no Paraguai.
Tabela do Fluminense e datas na fase de grupos da Copa Libertadores
Ordem dos jogos do Fluminense
- Alianza Lima-PER x Fluminense - Semana de 2 a 4 de abril
- Fluminense x Colo-Colo-CHI - Semana de 9 a 11 de abril
- Cerro Porteño-PAR x Fluminense - Semana de 23 a 25 de abril
- Colo-Colo-CHI x Fluminense - Semana de 7 a 9 de maio
- Fluminense x Cerro Porteño-PAR - Semana de 14 a 16 de maio
- Fluminense x Alianza Lima-PER - Semana de 28 a 30 de maio
Tabela básica Copa Libertadores
Rodada 1: 2 a 4 de abril
Rodada 2: 09 a 11 de abril
Rodada 3: 23 a 25 de abril
Rodada 4: 07 a 09 de maio
Rodada 5: 14 a 16 de maio
Rodada 6: 28 a 30 de maio
Oitavas de final: 13 a 22 de agosto
Quartas de final: 17 a 26 de setembro
Semifinal: 22 a 31 de outubro
Final: 30 de novembro
Regulamento
Após três fases eliminatórias (alguns times entram diretamente na fase de grupos), 32 equipes foram divididas em oito chaves com quatro clubes cada. O primeiro e o segundo colocado de cada grupo seguirá para as oitavas de final, enquanto o terceiro seguirá para a Copa Sul-Americana - disputará o playoff para as oitavas da “Sula”.
Com exceção da final, em jogo único e com mando de campo neutro, toda fase mata-mata terá jogos de ida e volta. Não haverá o critério de gol qualificado marcado fora de casa.