A espera da torcida do Fluminense chegou ao fim. Nesta segunda-feira (18), às 15h (de Brasília), o Tricolor encara o Al Ahly-EGI, na estreia no Mundial de Clubes da Fifa, no Estádio King Adbullah, em Jeddah, na Arábia Saudita. Além de ser o jogo mais importante da história recente do Flu, ainda é diante de um traiçoeiro rival.
O Al Ahly, apesar de nunca ter chegado na final do Mundial, está em sua 10ª participação neste modelo organizado pela Fifa. Apenas o Auckland City-NZE participou mais do que os africanos: foram 11 participações. Além do difícil rival, a fase de semifinal costuma ser dura para os times brasileiros e sul-americanos.
Para se ter ideia, desde que o Corinthians foi campeão em 2012, o último não-europeu, Atlético, River Plate-ARG, duas vezes, Atlético Nacional-COL, Palmeiras e mais recentemente o Flamengo, sequer sentiram o gosto da final do torneio. Por isso, o Flu precisa estar atento para não ser mais um a ficar pelo caminho.
O rival também chega com credenciais grandes. Além de ser o maior campeão africano, eles passaram com autoridade nas quartas de final contra o Al-Ittihad-SAU, o milionário clube saudita. Liderados por Marcelo Gallardo, com Benzema perdendo pênalti, além de Kanté e Fabinho com atuações apagadas,
Ciente disso, o Fluminense chega pronto para fazer história. E quem sabe, enfrentar na grande decisão o favoritíssimo Manchester City-ING, de Pep Guardiola, que encara o Urawa Reds-JAP na outra semifinal.
De qualquer maneira, este Mundial terá um campeão inédito. Nunca nenhum dos quatro semifinalistas ficou com a taça.
“Sabemos que (o Manchester City) é um dos melhores times do mundo. Eles têm vários jogadores especiais no time, um treinador incrível e há alguns anos estão muito bem na Premier League e na Liga dos Campeões. O time que ganhou a Champions sempre vai ser o favorito”, despistou Marcelo.
Depois da inédita taça da Copa Libertadores, o Fluminense sabe que pode sonhar alto. E quem sabe, quebrar a hegemonia dos europeus e se juntar ao seleto grupo dos campeões do Mundial de Clubes da Fifa. Para isso, o primeiro passo é passar pelo gigante Al Ahly. Como diz o hino tricolor: ‘quem espera sempre alcança’. Foi assim com a Libertadores e pode ser assim com o Mundial.
Fluminense x Al Ahly-EGI
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo, Nino e Marcelo; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Arias, Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Al Ahly-EGI
El Shenawy; Hany, Abdelmonem, Yasser Ibrahim e Maâloul; Ashour, Ateya, Kouka e Percy Tau; Kahraba e El Shahat.
Técnico: Marcel Koller.
Motivo: Jogo válido pela semifinal do Mundial de Clubes da Fifa
Local: King Abdullah, Jeddah, Arábia Saudita
Data e hora: 18 de dezembro de 2023, às 15h (de Brasília)
Transmissão
Rádio Itatiaia pela 95.7 FM e 610 AM, para Belo Horizonte e Região Metropolitana
Televisão: TV Globo, Globoplay, Cazé TV e SporTV