O Al Ahly-EGI será o adversário do Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, na segunda-feira (18), às 15h (de Brasília). O time egípcio não tomou conhecimento do milionário Al-Ittihad-SAU, de Benzema, Kanté e Fabinho, além de Marcelo Gallardo como técnico, e venceu por 3 a 1, em pleno King Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita.
Os gols foram marcados por Maâloul, no primeiro tempo, El Shahat e Ashour, já na etapa complementar. Karim Benzema teve a chance de empatar a partida ainda no final do primeiro tempo, mas parou nas mãos do veterano goleiro El Shenawy, que defendeu a cobrança. No segundo tempo, o próprio francês descontou.
Com a vitória, o time do Egito chega pela sexta vez entre os quatro melhores do Mundial de Clubes. Nas quatro últimas edições, o Al Ahly esteve entre os melhores, ficando com o 3º lugar no Mundial de 2020, ao vencer o Palmeiras, nos pênaltis.
Benzema perde pênalti
Os egípcios dominaram praticamente toda a primeira etapa. Nos primeiro minutos apenas o Al-Ittihad conseguiu assustar, em finalização de Romarinho. Aos 20 minutos, com auxílio do VAR, o venezuelano Jesús Valenzuela marcou pênalti para o Al Ahly.
Na cobrança, Maâloul bateu sem chances para Al-Mayouf, silenciando o King Abdullah. No fim do primeiro tempo, foi a vez do VAR chamar o árbitro em toque de mão de Abdelmonem. Benzema cobrou e El Shenawy defendeu, levando o confronto para o intervalo com vitória parcial dos egípcios.
Atropelo egípcio
Para quem esperava o Al-Ittihad, jogando em casa e com um time milionário comandado por Marcelo Gallardo, dominante na segunda etapa, se enganou. Aproveitando os espaços, o Al Ahly atropelou.
O brasileiro Igor Coronado até carimbou a trave logo no início da segunda etapa, mas depois os egípcios mostraram porque são um dos principais clubes do futebol mundial. Aos 13 e aos 16 minutos, com El Shahat e Ashour, ampliaram para 3 a 0, silenciando o Estádio King Abdullah.
No final, com os árabes todos no ataque, o Al Ahly perdeu duas chances de abrir uma goleada histórica. O Al-Ittihad chegou ao gol de honra, com Benzema, após cobrança de escanteio. O camisa 9 pegou rebote da trave para descontar.
Al Ahly-EGI 3x1 Al-Ittihad-SAU
Al Ahly-EGI
El Shenawy; Hany, Abdelmonem, Yasser Ibrahim e Maâloul; Ashour (El Solia), Ateya, Kouka (Modeste) e Percy Tau (Dieng); Kahraba (Taher Mohamed) e El Shahat (Fouad). Técnico: Marcel Koller
Al-Ittihad-SAU
Al-Mayouf; Shangeeti (Al-Olayan), Hegazy, Kadesh e Zakaria Hawsawi (Bamasud); Fabinho, Kanté, Al-Ghamdi e Romarinho (Jota); Benzema e Igor Coronado (Hamdallah). Técnico: Marcelo Gallardo
Gols: Maâloul (21 min 1ºT), El Shahat (13 min 2ºT) e Ashour (16 min 2ºT) para o Al Ahly-EGI; Benzema (45 min 2ºT) para o Al-Ittihad-SAU
Cartões amarelos: Ashour (Al-Ittihad); El Shahat (Al Ahly)
Cartão Vermelho: Modeste, do Al Ahly
Motivo: Quartas de final do Mundial de Clubes da Fifa
Local: King Abdullah, Jeddah, Arábia Saudita
Data e hora: 15 de dezembro de 2023, às 15h (de Brasília)
Árbitro: Jesús Valenzuela Sáez (Fifa-VEN)
Assistentes: Jorge Urrego Martínez (Fifa-VEN) e Tulio Moreno (Fifa-VEN)