Ganhar uma Copa do Mundo podeser considerado um dos maiores feitos esportivos de um país. A final do torneio, é um momento de tensão e alegria, mas, algumas vezes, a decisão pode ultrapassar os 90 minutos.
Algumas das finais mais marcantes do Mundial só foram decididas no tempo extra. Ao longo da história da competição, cinco finais foram decididas na prorrogação, criando momentos que ficaram na memória dos torcedores e nos livros do futebol mundial.
Abaixo, a Itatiaia te lembra quais as finais já foram decididas após os 90 minutos, mas não chegaram às penalidades máximas.
Finais da Copa do Mundo decididas nos pênaltis
Itália 2 x 1 Tchecoslováquia (1934)
Seleção Italiana comemora título da Copa do Mundo de 1934
A segunda edição da Copa do Mundo, disputada na Itália, foi uma a primeira a ter sua final definida na prorrogação. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, a Azzurra virou para 2 a 1 na prorrogação contra a Tchecoslováquia, com gol decisivo que garantiu o título aos anfitriões.
Inglaterra 4 x 2 Alemanha Ocidental (1966)
Final da Copa do Mundo de 1966 entre Inglaterra e Alemanha Ocidental
Em 1966, no tradicional Wembley Stadium, em Londres, a final entre Inglaterra e Alemanha Ocidental entrou para a história com um desempenho épico de Geoff Hurst, que marcou três gols, dois deles foi na prorrogação - a partida foi para o tempo extra após empate por 2 a 2 no tempo normal. Os dois gols selaram o placar de 4 a 2 e deram o único título mundial da seleção inglesa até hoje.
Argentina 3 x 1 Holanda (1978)
Gol da Argentina na final da Copa do Mundo de 1978
Na Copa do Mundo de 1978, realizada na Argentina, o título também foi decidido após empate por 1 a 1 no tempo normal. A Albiceleste superou a Holanda na prorrogação com gols de Kempes e Bertoni, fechando o placar em 3 a 1 diante da torcida em Buenos Aires. A conquista marcou o primeiro Mundial argentino.
Espanha 1 x 0 Holanda (2010)
Iniesta comemora gol na final da Copa do Mundo de 2010
Décadas depois, a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, voltou a ter a decisão no tempo extra. Após empate sem gols ao longo dos 90 minutos, Andrés Iniesta decidiu a final contra a Holanda aos 116 minutos, com um gol que entrou para a história espanhola. Essa final consolidou o estilo técnico da Fúria e deu à Espanha o seu primeiro título mundial.
Alemanha 1 x 0 Argentina (2014)
Götze comemora gol da Alemanha na final da Copa do Mundo 2014
A última final decidida em prorrogação foi em 2014, no Brasil. Após empate sem gols nos 90 minutos, a partida foi definida nos 30 minutos extras com gol de Mario Götze, aos oito minutos do segundo tempo de prorrogação. Após empate por 0 a 0 no tempo normal, o gol garantiu o tetracampeonato mundial para a Alemanha diante da Argentina no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.