O título da Copa Libertadores conquistado no último dia 4, no Maracanã, diante do Boca Juniors-ARG, colocou o Fluminense no Top-10 do ranking mundial de clubes da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Além do Tricolor, os brasileiros Fortaleza e Palmeiras também figuram entre os melhores.
O Flu não aparece nesta lista desde 2012, quando foi campeão brasileiro daquele ano. Em 2010, quando também conquistou a Série A, o Fluminense também ficou bem ranqueado. O líder é o Manchester City-ING, seguido por Real Madrid-ESP e Al Ahly-EGI.
O clube egípcio, inclusive, pode ser rival do Tricolor nas semifinais do Mundial de Clubes da Fifa, no dia 18, em Jeddah, na Arábia Saudita. A equipe campeã africana encara o vencedor de Al Ittihad-SAU e Auckland City-NZE. Quem passar neste duelo de quartas de final, pega o Flu. O City é um eventual adversário da decisão.
O Palmeiras, atual campeão brasileiro e líder da Série A neste momento, é o quinto colocado, enquanto o Fortaleza aparece uma posição abaixo. O time cearense foi vice-campeão da Copa Sul-Americana. Curiosamente, a LDU-EQU, que ficou com a taça, não está entre os dez primeiros.
Entenda o ranking da IFFHS
O ranking da IFFHS é atualizado mensalmente. A pontuação é feita levando em conta competições internacionais e nacionais, com pesos diferentes de acordo com o nível de competitividade. São considerados os resultados dos últimos 12 meses. Por isso, a entrada do Fluminense no Top-10.
Top-10 de melhores clubes do mundo, segundo a IFFHS:
Manchester City (Inglaterra) - 296 pontos
Real Madrid (Espanha) - 288
Al Ahly (Egito) - 244
Inter de Milão (Itália) - 241
Palmeiras (Brasil) - 212
Fortaleza (Brasil) - 211,5
Porto (Portugal) - 207
PSV (Holanda) - 200,5
Fiorentina (Itália) - 200
Fluminense (Brasil) - 199