O Fluminense informou na noite dessa segunda-feira (19) que
A resposta é não. As suspensões por doping são as únicas que prevalecem em todas as competições. Punições disciplinares, por exemplo, são respeitadas apenas nos próprios torneios. Um exemplo recente é o atacante Pavón, do Atlético. Ele foi punido por questões disciplinares e cumpriu toda a suspensão apenas em competições da Conmebol.
Manoel está fora de pelo menos três jogos do Fluminense. O zagueiro não atuará contra o Galo nesta quarta-feira (21), contra o Bahia no sábado (24) pelo Campeonato Brasileiro. Ele também não está disponível contra o Sporting Cristal, na próxima terça-feira (27), pela Copa Libertadores.
O atleta requereu a contraprova da amostra colhida pela Conmebol. A primeira audiência está marcada para quarta-feira da semana que vem (28).
Punição é válida para todos os esportes
Um ponto de destaque é que, em caso de punição por doping, Manoel não poderá atuar em nenhum outro esporte de maneira profissional. A Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) tem a chancela para banir o atleta.
Foi o que aconteceu com a ex-nadadora Rebeca Gusmão. Ela foi punida em 2007 pelo uso de anabolizantes durante o Jogos Pan-Americanos do Rio naquele ano. A Wada permite que um atleta seja condenado apenas uma vez.
Em 2008, Rebeca tentou uma nova carreira em outro esporte: o futebol. No entanto, pela punição sofrida, não tinha condições de se profissionalizar.