Ídolo do Cruzeiro e ex-jogador do clube, o goleiro Fábio, do Fluminense, vai igualar Rogério Ceni como o brasileiro com mais jogos na Copa Libertadores. O camisa 1 do Tricolor das Laranjeiras estará em campo para o duelo com o River Plate, da Argentina, em casa, no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 21h desta terça-feira (2), pela terceira rodada do Grupo D.
Dos 89 jogos na Libertadores até então, o maior número diz respeito ao período em que defendeu o Cruzeiro. Foram 81 partidas com a camisa celeste na competição, entre 2007 e 2019.
O goleiro, de 42 anos, também disputou dois jogos na Libertadores pelo Vasco da Gama, em 2001, e seis pelo Fluminense, entre 2022 e 2023. À Conmebol, entidade que organiza a competição, Fábio afirmou que vê a marca como um “presente de Deus”.
“É gratificante, né? É um empenho de uma carreira com bastantes dificuldades, mas com bastantes alegrias, e concretizar esse número agora em 2023 vai ser um presente de Deus na minha vida. Mais um. Pela minha dedicação, pela minha entrega, esforço máximo em cada vez sempre querer melhorar. Então, alcançando esse número com certeza é uma marca expressiva e que me traz bastante alegria”.
Ao igualar Ceni, que disputou os 90 jogos pelo São Paulo, entre 2004 e 2015, o goleiro do Flu sobe para oitavo na lista de jogadores com mais partidas na Libertadores.
Ranking
O próximo da lista é o ex-atacante colombiano Willington Ortiz, com 92 partidas. O atleta com mais jogos no torneio é o ex-goleiro uruguaio Ever Almeida, com 113.