Em vantagem após vencer o jogo de ida da decisão do Campeonato Carioca, o Flamengo se prepara para a partida decisiva contra o Fluminense, no domingo (16). Para o próximo Fla-Flu, o técnico Filipe Luís vive a expectativa por reforços, em especial no setor ofensivo. Há três atletas tratados como dúvidas neste momento.
Os atacantes Michael, Everton Cebolinha e Bruno Henrique estão tratando de lesões musculares e, segundo o DM, serão reavaliados diariamente antes de serem liberados à comissão técnica.
Os problemas físicos têm atingido o elenco rubro-negro neste início de 2025. Além do trio acima, Alex Sandro, Danilo e Juninho já perderam jogos por questões musculares.
Filipe Luís minimizou o problema, reforçando a confiança na qualidade do grupo que tem à disposição.
“Desde que entrei aqui, convivo com esses problemas físicos. Mas isso nunca foi desculpa. O elenco é altamente qualificado. As peças de reposição são à altura. Fisicamente o time está bem, da mesma forma que esperávamos. Alguns meses têm mais problemas, outros têm menos”, afirmou o treinador.
O cenário da final
Com a vitória por 2 a 1 na quarta (12), o Flamengo entrará em campo no domingo (16) precisando de um empate com o Fluminense para conquistar o 39ª título estadual.
Caso o time de Mano Menezes devolva a diferença no placar (1 a 0, 2 a 1 e assim por diante), a decisão irá para os pênaltis. Uma vitória mais elástica fará o Tricolor campeão.
Na expectativa por reforços
Michael e Everton Cebolinha sofreram lesões musculares em fevereiro e, nos últimos dias, trabalharam em campo junto à preparação física, mas à parte do grupo principal.
O problema de Bruno Henrique é mais recente. Artilheiro do time em 2025, o camisa 27 sofreu uma lesão muscular na segunda partida da semifinal contra o Vasco, no último dia 8.
Danilo também ficou fora da primeira partida da final, apesar de não ter lesão. Segundo o clube, o atleta relatou não estar “100% seguro” e foi preservado visando a sequência do ano.
Desfalques certos para Filipe Luís
Matías Viña e Pedro são as ausências certas no Flamengo para a decisão do Carioca. O lateral-esquerdo e o atacante seguem em tratamento de cirurgias realizadas em 2024.
Os atletas têm evoluído conforme as expectativas, informou Fernando Sassaki, médico do Flamengo, neste mês.
Pedro já está trabalhando com a preparação física, enquanto Viña iniciou atividades em campo, acompanhado pela fisioterapia. Saiba mais aqui.
Neste cenário, a tendência é de que Filipe Luís mantenha a equipe do jogo de ida contra o Fluminense. Uma possibilidade é a entrada de Juninho como homem de referência.
Na vitória por 2 a 1, na quarta (12), o treinador optou por um ataque mais móvel, com Luiz Araújo e Gonzalo Plata iniciando o clássico. A definição será na atividade de sábado (15).