Com a gestão de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, assumindo o comando do Flamengo, o elenco profissional terá mudanças na pré-temporada. O novo presidente, que tomou posse na última quarta (18), confirmou que o retorno do time dos Estados Unidos será antecipado, acontecendo logo após o amistoso contra o São Paulo, em Fort Lauderdale, na Flórida, em 19 de janeiro.
A princípio, a pré-temporada foi anunciada pelo Flamengo entre os dias 10 e 24 de janeiro na Flórida. A data de ida está mantida para os EUA, mas a volta será antecipada por dois motivos.
Devido ao câmbio atual, com a alta do dólar, a nova diretoria vê um gasto descenessário em seguir por mais cinco dias no país após o amistoso. Além disso, a gestão preocupa-se com o desgaste físico do elenco que, caso retornasse no dia 24, iria direto para Manaus, onde jogaria contra o Volta Redonda pela quinta rodada do Carioca. A atual gestão prefere atuar no Rio de Janeiro.
O Flamengo iniciará a primeira parte da pré-temporada em Gainesville, no estado na Flórida, e treinará nas instalações atléticas de uma grande universidade da Florida, que conta com mais de 50,000 estudantes e reconhecida por sua excelência acadêmica e forte nível esportivo, contando com uma infraestrutura de alto nível para treinamentos.
Em seguida, o Flamengo descerá para o sul da Florida para enfrentar o São Paulo em um jogo amistoso no dia 19 de janeiro, no Chase Stadium, em Fort Lauderdale, casa do Inter Miami.
Na época do anúncio da pré-temporada do Flamengo nos EUA, Filipe Luís valorizou o período que teria à disposição junto ao grupo.
Grupo alternativa no início do Estadual
O calendário do futebol brasileiro fará o Flamengo a disputar as primeiras rodadas do Campeonato Carioca com uma equipe alternativa, formada principalmente por garotos do Ninho.
O departamento de futebol, inclusive, já