Neste sábado (24), a partir das 16h (de Brasília), Flamengo e Olympiacos disputam o título do Intercontinental Sub-20 no Maracanã. Em busca da conquista inédita, o Rubro-Negro conta com o Filipe Luís no comando dos Garotos do Ninho, e o ídolo avaliou a preparação para o duelo.
“Por ser uma final (a preparação) não tem que ser diferente. Tem que continuar trabalhando da mesma forma. A preparação foi muito boa, treinos intensos, competiram muito bem entre eles. Está em aberto e vou tomando as decisões que acho melhor em função dos adversários”, afirmou o ex-lateral-esquerdo à FlaTV.
Campeão da Libertadores Sub-20, o Flamengo enfrentará o time grego que venceu a UEFA Youth League nesta temporada.
De acordo com Filipe Luís, o Olympiacos é um time que sente-se confortável em não ter a bola e que gosta de pressionar a saída de bola adversária.
“O Olympiacos é um time que joga muito agressivo na pressão, jogam no 5-2-3. Pressionam muito e não querem desmontar essa linha de cinco, pois se sentem protegidos. Será muito difícil. Gostam de pressionar, gostam de ficar sem a bola e, com a bola, fazem um jogo mais direto. Vamos ter que estar na nossa melhor para sair do Maracanã campeão”, analisou.
Após aposentar-se no fim de 2023, Filipe Luís iniciou a trajetória como técnico nas divisões de base do Flamengo.
Inicialmente, esteve no comando do Sub-17 e despediu-se da categoria com o título da Copa Rio em cima do Vasco, em São Januário, em junho.
Então, Filipe Luís subiu para o Sub-20 para substituir Mario Jorge, que deixou o clube após uma longa trajetória para dirigir a seleção Sub-20 da Arábia Saudita.
As classificações para o Intercontinental
Em março, o Flamengo superou o Boca Juniors-ARG, que defendia o título da Libertadores e Intercontinental, por 2 a 1, em Maldonado, no Uruguai, para garantir o título sul-americano.
Em abril, o Olympiacos conquistou o seu lugar ao derrotar o Milan por 3 a 0 em Nyon, na Suíça, para conquistar a UEFA Youth League, o primeiro troféu de clubes da Grécia em provas da UEFA.
Em 2022, o Benfica, de Portugal, garantiu o título da primeira edição ao vencer o Peñarol, do Uruguai, por 1 a 0, em Montevidéu.
Na última temporada, o Boca Juniors, da Argentina, bateu o AZ Alkmaar, da Holanda, nos pênaltis em decisão disputada em Buenos Aires.