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Metas esportivas e receita de R$ 1 bilhão sem vendas: o orçamento do Flamengo para 2024

Reestruturado financeiramente, Flamengo parte para a terceira temporada consecutiva com receita superior a R$ 1 bilhão em 2024

Rodolfo Landim está na presidência do Flamengo desde janeiro de 2019

O Flamengo partirá para a terceira temporada consecutiva batendo a casa de R$ 1 bilhão em receitas. Este é o número projetado pelo clube no orçamento para 2024, que apresenta uma novidade. A previsão é superar a expressiva marca apenas com receitas recorrentes no próximo triênio (2024-26), sem contar com a venda de direitos econômicos. A Itatiaia traz detalhes do documento abaixo.

O Flamengo consolidou-se como o clube de maior receita na América do Sul nos últimos anos. Isso permite que o clube mantenha um alto investimento no elenco e uma folha salarial próxima aos R$ 24 milhões. Em 2024, o Rubro-Negro acertou com Nicolás De La Cruz e Matías Viña por cerca de 125 milhões, os quais serão pagos em parcelas.

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Em relação às metas esportivas, o Flamengo manteve as premissas das últimas temporadas: segundo lugar do Brasileirão, semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores e final do Campeonato Carioca. Em 2023, o Rubro-Negro alcançou os objetivos no Estadual e na Copa do Brasil, mas não conquistou os títulos.

Confira, abaixo, as principais receitas orçadas para 2024:

  • Broadcast: R$ 279 milhões
  • Prêmios: R$ 113 milhões
  • Comercial: R$ 324 milhões
  • Matchday: R$ 264 milhões
  • Social, Amador e Outras: R$ 52 milhões
  • Venda de atletas: R$ 114 milhões

Com estes números, o Flamengo projeta uma receita recorrente de R$ 1 bilhão e 31 milhões em 2024. O orçamento ainda estabelece uma meta de R$ 114 milhões arrecadados com a venda de direitos econômicos, o que, se concretizado, manterá as receitas totais do clube acima do R$ 1 bilhão, feito alcançado em 2022 e 2023.

A diretoria adota uma postura conservadora neste sentido. Os números orçados apresentados para 2024 são são próximos aos alcançados em 2023. O demonstrativo financeiro da última temporada ainda não foi divulgado, mas as estimativas, com base nos números consolidados até o terceiro trimestre, constam no orçamento de 2024. Vejam as diferenças abaixo.

  • Broadcast: R$ 272 milhões orçados / R$ 285 milhões estimados
  • Prêmios: R$ 118 milhões orçados / R$ 141 milhões estimados
  • Comercial: R$ 295 milhões orçados / R$ 327 milhões estimados
  • Matchday: R$ 211 milhões orçados / R$ 245 milhões estimados
  • Social, Amador e Outras: R$ 43 milhões orçados / R$ 50 milhões estimados
  • Venda de atletas: R$ 61 milhões orçados / R$ 282 milhões estimados

No documento, o clube explica as diferenças. Em premiações, o valor foi maior em 2023 por conta das participações na Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes. Na parte comercial, o Flamengo considerou os contratos em vigor e a renovação dos que se encerram em 2023 pelo mesmo valor.

Em Matchday, o aumento justifica-se pela média de público e de ticket realizado em 2023 atualizado pela inflação, pelo crescimento de receitas com o Maracanã e a curva de adesões do programa “Nação” conforme o histórico ao longo do ano.

Em relação à venda de direitos econômicos, o clube reforça que 2023 teve um dos melhores resultados dos últimos anos, próximo dos 45 milhões de euros, impulsionados pelas transferências de João Gomes e Matheus França para Wolverhampton e Crystal Palace, da Inglaterra, respectivamente.

No documento, o Flamengo ainda faz uma projeção do patrimônio líquido para o próximo triênio: R$ 696 milhões em 2024, R$ 754 milhões em 2025 e R$ 789 milhões em 2026. Neste período, o clube prevê um superávit em cada uma das temporadas.

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Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.