A vitória por 1 a 0 do Flamengo sobre o Bahia, no último sábado (30), exigiu da equipe de arbitragem a utilização do vídeo em momentos determinantes do jogo. A CBF divulgou os áudios e uma análise de três decisões tomadas pelo árbitro Savio Pereira Sampaio (Fifa/DF) e pelo árbitro de vídeo Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR), A entidade considerou todas as decisões certas. A análise está disponível aqui.
A primeira situação analisada foi a falta em cima de Ayrton Lucas, no primeiro tempo, quando o árbitro marcou pênalti. Após revisão da equipe de arbitragem no vídeo, a conclusão foi de infração fora da área: “Aqui já está deslocando e o cara está completamente fora da área. Falta fora da área.”
A expulsão de Kanu, nos primeiros minutos do segundo tempo, também foi revisada. “Ele não tem direção, mas tem o domínio total da bola para vir e arrematar o gol cara a cara com o goleiro”, explica o árbitro de vídeo Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR) sobre o puxão do camisa 4 do Bahia em Gerson.
O lance que definiu a vitória do Flamengo também teve revisão no vídeo. Bruno Henrique se antecipou a Gilberto na área, que o chutou na ponta do pé. “Pênalti confirmado. Olha o pé dele mexendo”, informa o árbitro de vídeo, que também revisou possíveis impedimentos no lance, além de possível falta de Pedro em Marcos Felipe, goleiro do Bahia, todas descartadas pela equipe de arbitragem.