Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Ídolo do Cruzeiro revela sofrimento de ex-Palmeiras após Copa do Brasil de 1996

Ricardinho, ex-volante do Cruzeiro, disse que Djalminha, ex-meia palmeirense, admitiu sofrimento após perda da Copa do Brasil de 1996

Elenco do Cruzeiro campeão da Copa do Brasil de 1996

Um dos grandes títulos da história do Cruzeiro completou 29 anos na última quinta-feira (19): o bicampeonato da Copa do Brasil, em 1996.

O ex-volante Ricardinho, um dos campeões à época com a camisa celeste, relembrou momentos importantes daquela conquista épica em cima do Palmeiras, time comandado por Vanderlei Luxemburgo e considerado uma seleção de craques.

“Conseguimos a vitória surpreendente para todo mundo. Quando descemos no aeroporto e fomos para o Centro da cidade, a festa foi maior do que na Libertadores, para se ter ideia. A quantidade de pessoas que estava lá, era muita gente”, contou em entrevista ao CruzeiroCast, podcast oficial cruzeirense.

Em 1996, o Cruzeiro empatou com o Palmeiras por 1 a 1, no jogo de ida, no Mineirão. Na volta, o time celeste surpreendeu o Alviverde e venceu por 2 a 1, no antigo Parque Antarctica, em São Paulo, e ficou com a taça.

"(muita gente assistiu o jogo) Para saber qual a goleada que a gente ia tomar. Se era quatro, três, cinco. Parece que já tinha montado o lugar para a festa do Palmeiras, já tinham feito tudo. Encontrei com o Djalminha uma vez, na ESPN, ele falou que até hoje sofrem com aquele título”, contou.

Transmissão do jogo

O SBT exibiu em 1996 a Copa do Brasil, torneio conquistado pelo Cruzeiro sobre o poderoso time do Palmeiras e que ficou marcado na memória dos torcedores celestes.

Naquela transmissão do SBT, a narração foi de Silvio Luiz e os comentários de Orlando Duarte. Antônio Pétrin e Luiz Ceará fizeram as reportagens da grande decisão no Parque Antárctica, em São Paulo.

Na edição, o Cruzeiro chegou ao bicampeonato da Copa do Brasil, após o título inédito de 1993, sobre o Grêmio. Atualmente, o clube é o maior campeão do torneio, com seis troféus. Os demais foram erguidos em 2000, 2003, 2017 e 2018.

“Para sair, irmos embora (da festa no Centro de Belo Horizonte), tivemos que ir no carro da polícia para retirar a gente do caminhão (do Corpo de Bombeiros). Saímos escondidos, foi uma loucura. Impressionante. Aquele dia foi absurdo. Comemoração fora do comum. Cruzeirense jamais esquece esse título”, relembra.

Campanha do Cruzeiro na Copa do Brasil de 96

Em 1996, o Cruzeiro eliminou o Juventus do Acre na primeira fase, com empate por 1 a 1 fora de casa e goleada por 4 a 0 no Independência, em Belo Horizonte.

Nas oitavas, a equipe cruzeirense se impôs sobre o Vasco, em São Januário, com a histórica goleada por 6 a 2. Na volta, em Belo Horizonte, o empate por 1 a 1 assegurou a vaga para avançar na competição.

Nas quartas, a vítima do Cruzeiro foi o Corinthians. Na partida de ida, realizada no Independência, os mineiros venceram por 4 a 0. Na volta, o revés por 3 a 2, no Pacaembu, não foi suficiente para os paulistas.

Mais um gigante passou pelo caminho do Cruzeiro na semifinal: o Flamengo. Dessa vez, a vaga foi conquistada graças ao gol qualificado marcado fora de casa, no empate por 1 a 1, no Maracanã. Por isso, a Raposa avançou com o empate por 0 a 0 no Mineirão, em BH.

A campanha histórica foi fechada com o título sobre o então poderoso Palmeiras patrocinado pela Parmalat. Craques como Djalminha e Rivaldo davam ao Verdão o favoritismo na grande final.

Na ida, realizada no Mineirão, houve empate por 1 a 1. Mas, com uma grande atuação, o Cruzeiro venceu de virada em pleno Parque Antárctica, em São Paulo, por 2 a 1, e ergueu a taça. Depois de Luizão abrir o placar, Roberto Gaúcho e Marcelo Ramos viraram para a equipe cruzeirense. Mas a grande estrela da partida foi o goleiro Dida, com defesas históricas.

Campanha do Cruzeiro

Segunda fase

  • Juventus 1 x 1 Cruzeiro - 13/3/1996, no José de Melo, em Rio Branco (AC)
  • Cruzeiro 4 x 0 Juventus - 20/3/1996, no Independência, em Belo Horizonte

Oitavas de final

  • Vasco 2 x 6 Cruzeiro - 28/3/1996, em São Januário, no Rio de Janeiro
  • Cruzeiro 1 x 1 Vasco - 17/4/1996, no Independência, em Belo Horizonte

Quartas de final

  • Cruzeiro 4 x 0 Corinthians - 24/4/1996, no Independência, em Belo Horizonte
  • Corinthians 3 x 2 Cruzeiro - 10/5/1996, no Pacaembu, em São Paulo

Semifinal

  • Flamengo 1 x 1 Cruzeiro - 28/5/1996, no Maracanã, no Rio de Janeiro
  • Cruzeiro 0 x 0 Flamengo - 5/6/1996, no Mineirão, em Belo Horizonte

Final

  • Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras - 14/6/1996, no Mineirão, em Belo Horizonte
  • Palmeiras 1 x 2 Cruzeiro - 19/6/1996, no Palestra Itália, em São Paulo

Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras

Cruzeiro

Dida; Vitor, Jean, Célio Lúcio e Nonato; Fabinho, Ricardinho, Ueslei (Roberto Gaúcho) e Palhinha; Marcelo Ramos e Cleison (Luis Fernando). Técnico: Levir Culpi

Palmeiras

Veloso; Gustavo, Cláudio, Cléber e Júnior; Galeano, Amaral, Marquinhos e Elivélton (Reinaldo) (Júnior II); Rivaldo e Luizão. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Gols: Cláudio (12' 1ºT) e Marcelo Ramos (16' 2ºT)
Público: 68.763 pagantes
Renda: R$966.415,00
Motivo: jogo de ida da decisão da Copa do Brasil
Data: 14 de junho de 1996
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Antônio Pereira da Silva (GO)

Palmeiras 1 x 2 Cruzeiro

Cruzeiro

Dida; Vítor, Gélson Baresi, Célio Lúcio e Nonato; Fabinho, Ricardinho, Palhinha (Edmundo) e Roberto Gaúcho; Marcelo Ramos e Cleisson. Técnico: Levir Culpi

Palmeiras

Velloso; Cafu, Sandro Blum, Cléber e Júnior; Cláudio (Reinaldo Rosa), Amaral, Marquinhos e Rivaldo; Luizão e Djalminha. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Gols: Luizão (6' 1ºT); Roberto Gaúcho (25' 1ºT) e Marcelo Ramos (36' 2ºT)
Público: 29.139
Renda: R$ 329.159,00
Motivo: jogo de volta da decisão da Copa do Brasil
Data: 19 de junho de 1996
Estádio: Palestra Itália, em São Paulo
Árbitro: Sidrack Marinho (SE)

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.