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Arrecadação do Cruzeiro com bilheteria e sócios cresceu em 2024; veja comparativo

Faturamento do ano passado nessas áreas teve aumento em relação a 2023, e foi o terceiro maior desde 2012

Torcida do Cruzeiro rendeu mais de R$ 80 milhões ao clube em 2024

O Cruzeiro arrecadou R$ 83,4 milhões com bilheteria de jogos e o programa de sócio-torcedor em 2024. Trata-se de um aumento em relação a 2023, quando o clube embolsou R$ 62,2 milhões nas duas áreas. Os dados foram divulgados no balanço financeiro da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste, publicado na última quarta-feira (23).

Esse salto se deve a fatores como o maior sucesso esportivo do time na temporada passada, com classificações às finais da Copa Sul-Americana e do Campeonato Mineiro, e contratações de impacto feitas pela gestão de Pedro Lourenço.

Foram R$ 51 milhões faturados com bilheteria em jogos como mandante e R$ 32,4 milhões oriundos dos sócios-torcedores.

Confira a arrecadação do Cruzeiro com sócios e bilheteria desde 2012

Conforme mostra o levantamento da Itatiaia, os anos de maior faturamento foram 2013 e 2014, quando o clube venceu o Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro não informou os valores arrecadados com sócios-torcedores em 2015 e 2016.

  • 2024 - R$ 32,4 milhões com 78 mil sócios ativos; 51,1 milhões arrecadados em bilheteria;
  • 2023 - R$ 31,04 milhões
arrecadados com 46 mil sócios ativos; R$ 28,62 milhões arrecadados em bilheteria;
  • 2022 - R$ 30,32 milhões arrecadados com 72 mil sócios ativos; R$ 31,93 milhões arrecadados em bilheteria
  • 2021 - Projeção de R$ 16 milhões arrecadados com 43 mil sócios ativos
Sócios; não houve arrecadação na bilheteria por conta da pandemia de Covid-19;
  • 2020 - R$ 11,8 milhões
arrecadados com 43 mil sócios ativos; R$ 1,04 milhão arrecadados com bilheteria (faturamento afetado por conta da pandemia de Covid-19);
  • 2019 - R$ 14,12 milhões
arrecadados com 53 mil sócios ativos; R$ 18,3 milhões arrecadados em bilheteria;
  • 2018 - R$ 23,1 milhões com 48 mil sócios ativos; R$ 23,9 milhões arrecadados em bilheteria;
  • 2017 - R$ 22,3 milhões
arrecadados com 38 mil sócios ativos; R$ 16,4 milhões arrecadados em bilheteria;
  • 2016 - 78 mil sócios ativos (arrecadação não informada); R$ 31,3 milhões arrecadados em bilheteria;
  • 2015 - 70 mil sócios (arrecadação não informada); R$ 43 milhões arrecadados em bilheteria;
  • 2014 - R$ 56 milhões arrecadados com 67 mil sócios ativos; R$ 85,7 milhões arrecadados em bilheteria;
  • 2013 - R$ 33 milhões arrecadados com 46,2 mil sócios ativos; R$ 63,7 milhões milhões arrecadados com bilheteria;
  • 2012 - R$ 8,4 milhões arrecadados com 7 mil sócios ativos; R$ 10,5 milhões arrecadados com bilheteria (Mineirão fechado para obras na Copa do Mundo).

As maiores receitas do Cruzeiro em 2024

O Cruzeiro arrecadou R$ 346,8 milhões ao longo de 2024. O valor diz respeito à receita bruta da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do clube e não leva em conta impostos e despesas.

A maior parte dessa quantia veio de direitos de transmissão e premiações, que renderam R$ 138,1 milhões aos cofres celestes. Também chamam a atenção os valores arrecadados com patrocínios e premiações (R$ 57,9 milhões), bilheteria (R$ 51,1 milhões) e vendas de jogadores (R$ 39,3 milhões).

A Itatiaia destrincha as principais receitas do Cruzeiro no ano passado:

  • Direitos de transmissão e premiações: R$ 138,1 milhões
  • Patrocínios e premiações: R$ 57,9 milhões
  • Bilheteria: R$ 51,1 milhões
  • Vendas de jogadores: R$ 39,3 milhões
  • Sócio Torcedor: R$ 32,4 milhões
  • Royalties e licenciamentos: R$ 15,4 milhões
  • Mecanismo de solidariedade da Fifa: R$ 10,9 milhões

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Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.