O técnico Leonardo Jardim definiu o time titular do Cruzeiro para o amistoso com o Red Bull Bragantino, neste sábado (22), às 18h30 (de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
A equipe que começa o amistoso é a seguinte: Cássio, William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Villalba; Walace, Matheus Henrique, Wanderson; Dudu, Kaio Jorge e Gabigol.
O treinador promoverá a estreia do atacante Wanderson, contratado recentemente junto ao Internacional. O lateral-esquerdo será Villalba. O argentino ganha a vaga de Marlon e Kaiki, jogadores que revezavam na posição antes da chegada do treinador.
Outra mudança importante está no meio-campo. Walace começa no 11 inicial na vaga de Lucas Romero.
Reforço contratado no meio do ano passado, o camisa 5 teve evolução física, emagreceu e ganha chance no time no último teste antes da estreia no Campeonato Brasileiro.
O Cruzeiro faz o seu primeiro jogo no Brasileirão contra o Mirassol, no dia 29 de março (sábado), às 18h30 (de Brasília), no Mineirão.
Desfalques
Dois desfalques certos são o meia-atacante Matheus Pereira e o atacante Yannick Bolasie.
O camisa 10 trabalhou normalmente durante a semana na Toca II e não tem nenhum tipo de lesão. No entanto, segundo apuração da Itatiaia, o jogador não viajou com a delegação celeste para o interior de São Paulo, pela proximidade do nascimento do seu primeiro filho.
Talita, esposa de Matheus Pereira, está grávida de um menino. O filho do casal se chamará Theo e pode nascer a qualquer momento.
Matheus Pereira também havia desfalcado o Cruzeiro no jogo-treino contra o Botafogo na semana passada. Fabrício Bruno foi outro que não enfrentou o Fogão, mas estará disponível neste fim de semana, uma vez que viajou com a delegação para Bragança Paulista.
Em relação a Bolasie, o franco-anglo-congolês reclamou de incômodo no joelho direito, local onde passou por cirurgia em 2016.
O departamento de comunicação do Cruzeiro informou que o jogador não tem lesão, mas o jogador foi poupado dos treinos desta semana.
O histórico médico de Bolasie mostra cirurgias realizadas no joelho direito do atleta, no ano de 2016, ainda quando o atacante vestia a camisa do Everton, da Inglaterra. O franco-anglo-congolês ficou mais de um ano sem atuar.
Em recuperação
Outros atletas que também são desfalques, o meia Japa, o zagueiro João Marcelo e o atacante juan Dinenno.
O argentino Juan Dinenno não entra em campo desde agosto de 2024, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, contra o Internacional, no Mineirão, em jogo do Campeonato Brasileiro da Série A. De lá para cá, segue protocolos médicos de recuperação. Inclusive, o atacante abriu mão de parte das férias para tratar o problema, na Toca II.
Dinenno soma sete meses de tratamento após a lesão. Ele foi contratado no começo de 2024. O jogador tem oito gols em 22 jogos pelo clube.
Japa se lesionou no dia 30 de janeiro deste ano, durante treino na Toca II. O meio-campista sofreu lesão no tendão da coxa esquerda. O atleta até correu o risco de passar por cirurgia, mas o diagnóstico dos médicos atenuaram o nível do problema, que mereceu atenção, mas não demandou necessidade de procedimento cirúrgico.
O Cruzeiro não deu detalhes da lesão. Mas, de acordo com apuração da Itatiaia, Japa sofreu uma lesão grau 4 no tendão da coxa esquerda.
No geral, Japa fez 22 jogos com a camisa do Cruzeiro. Na temporada 2025, o jogador ainda não entrou em campo.
Matéria em atualização