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Movimentações na janela mostram ‘novo DNA’ do Cruzeiro e confiança em scouting

Clube celeste encerrou a janela de transferências na última terça-feira (2) com quatro contratações

Movimentações na janela mostram nova identidade do Cruzeiro e aposta no scout

Depois de apostar em medalhões no início do ano, o Cruzeiro apresentou uma nova versão na janela de transferências que terminou na última terça-feira (2). Embalado pelas ideias do técnico Leonardo Jardim e do gerente de scouting Joaquim Pinto, o clube contratou quatro jogadores com perfis semelhantes.

A ordem foi fechar com jovens em desenvolvimento com potencial de revenda. Dos quatro contratados, Luis Sinisterra, de 26 anos, que está longe de ser um veterano, é o mais velho.

O colombiano foi um “achado” do Cruzeiro. Ele estava no Bournemouth-ING, há cinco meses sem entrar em campo por conta de uma lesão, e buscava retomar a carreira.

Apesar de já ter uma trajetória de sucesso na Europa, Sinisterra não era um nome óbvio e pouco foi cogitado no futebol brasileiro, o que valoriza ainda mais o movimento celeste.

Luis Sinisterra, reforço do Cruzeiro

Trio de jovens fecha a janela

Além de Sinisterra, o Cruzeiro contratou Ryan Guilherme, volante de 22 anos, Kauã Moraes, lateral-direito de 18 anos, e Keny Arroyo, de 19 anos.

O trio passou pelo crivo de Joaquim Pinto e pela aprovação de Leonardo Jardim. Os portugueses são protagonistas no processo de contratações da Raposa, ao lado de Paulo Pelaipe, Pedro Junio e Pedro Lourenço.

Tidos como apostas, os jogadores podem render um lucro considerável ao Cruzeiro em um futuro próximo. Com exceção de Arroyo, os dois foram movimentações baratas para os níveis atual do mercado.

Segundo apurou a Itatiaia, para ter Ryan Guilherme, o clube celeste comprou 80% dos direitos econômicos do meio-campista por aproximadamente um milhão de euros (cerca de R$ 6,3 mi) junto ao Fortaleza. No caso de Kauã Moraes, a Raposa pagou a multa rescisória de cerca de R$ 10 milhões para tirá-lo do Athletico-PR.

Arroyo é uma grande joia e estava no Besiktas-TUR. Com um investimento alto do Cruzeiro, ele se tornou a contratação mais cara da história do clube.

Arroyo com a camisa 99 do Cruzeiro

Elogios de Pedrinho reforçam aposta pelo scouting

Durante as apresentações de Ryan Guilherme, Kauã Moraes e Keny Arroyo, nessa terça-feira, Pedro Lourenço elogiou o trabalho de Joaquim Pinto e confirmou a nova mentalidade do Cruzeiro no mercado da bola.

“É isso que nós esperamos. Estamos fazendo uma equipe bem mesclada e trazendo jovens. Trouxemos três jovens. Essa é a nossa linha, estamos pensando para frente. Não estamos pensando só hoje, não, no momento, no resto do ano, estamos pensando no futuro”, disse o gestor da SAF celeste.

O Joaquim (Pinto), que está aqui, a maioria acho que não conhece. Ele é o nosso scout. Trabalhou 15 anos no Benfica, estava no Spartak (Moscou). Tem um conhecimento gigantesco, está fazendo um trabalho lindo e maravilhoso. A gente vai nessa linha. É assim que a gente pensa o Cruzeiro. Grande, voltar aos grandes momentos”, concluiu.

Como o Cruzeiro mudou de filosofia

A mudança de filosofia do Cruzeiro no mercado passa diretamente por Leonardo Jardim. Contratado em fevereiro, o técnico ganhou a confiança de Pedrinho e, aos poucos, colocou sua marca no processo de trabalho do clube.

Nessa toada, Joaquim Pinto foi anunciado em junho pelo clube como novo gerente de Scouting e Mercado do Cruzeiro. Sua contratação aconteceu pouco tempo depois de Leonardo Jardim, em entrevista coletiva, revelar que a Raposa havia iniciado a estruturação de um departamento específico para a área.

Joaquim Pinto, o gerente de Scouting e Mercado do Cruzeiro

Contratações do Cruzeiro na gestão de Leonardo Jardim

  • Wanderson (29 anos - atacante)
  • Luis Sinisterra (26 anos - atacante)
  • Ryan Guilherme (22 anos - volante)
  • Kauã Moraes (18 anos - lateral)
  • Keny Arroyo (19 anos - atacante)
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Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.