Dirigente da base do Corinthians, Claudinei Alves confirmou nesta quinta-feira (13) à saída do meio-campista Henrique Lemos da base do clube. O garoto é filho do lateral-direito Fagner, jogador que deixou o Timão para jogar na equipe celeste neste temporada.
“Ele não está mais (Henrique Lemos, no Corinthians). Já foi (para o Cruzeiro)”, disse o diretor geral das categorias de base do Corinthians, em entrevista ao “Meu Timão”, no Youtube.
Henrique Lemos tem 14 anos e tinha contrato de formação com o Corinthians. Esse tipo de vínculo, via de regra, envolve o responsável legal pelo menor de idade, com o objetivo principal de formação, desenvolvimento esportivo do atleta, para que no futuro ele possa estar apto a disputar competições de alto nível.
O contrato de formação do filho de Fagner com o Corinthians tinha validade até 2027. O clube paulista se apegava a esse documento para confiar na permanência do garoto, capitão e um dos destaques do time sub-15 corintiano na temporada passada.
Apesar disso, mesmo com esse acordo, não existia uma segurança jurídica para garantir que o atleta permanecesse no Corinthians.
“Ficamos com 50% para uma futura negociação. Isso não dá para ter certeza (se esse percentual será respeitado no futuro). Isso que nós passamos hoje”, reiterou o dirigente corintiano.
“Quem quis levar o garoto para lá? Os pais. Judicialmente falando, você não é amparado por nada. O menino é menor de idade. Qualquer juiz não ia acatar, porque ele tem que acompanhar sua família. O 50% não tem garantia nenhuma. Complicada essa questão”, disse Alex Brasil, outro dirigente da base do Corinthians, que estava na entrevista ao Meu Timão.
Vinda para Belo Horizonte
A presença de Henrique Lemos no Cruzeiro já era frequente desde o começo do ano. O garoto visitou à Toca da Raposa II, centro de treinamento celeste, no começo de janeiro. Inclusive, o menino vestiu o uniforme do clube.
Segundo o Cruzeiro, Henrique Lemos fez uma visita ao centro de treinamento celeste para ficar perto do pai. Durante a visita, o menino vestiu o uniforme de treinos da Raposa.
No dia 2 de fevereiro, antes da vitória do Cruzeiro por 3 a 1 em cima do Uberlândia, Henrique Lemos foi visto no estacionamento do Mineirão, junto de outras pessoas da família.